066597090493

Páginas: 3 (706 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
O óxido nítrico (NO) é um radical livre sintetizado endogenamente por várias células do nosso organismo. Apresenta um amplo espectro de ações fisiológicas, sendo as mais importantes o seu mecanismode ação parácrino no relaxamento da musculatura lisa, sua atividade neurotransmissora em vários sistemas e seu envolvimento no processo inflamatório.
O NO é sintetizado em diferentes tecidos atravésda conversão da L-arginina em L-citrulina pela ação da enzima óxido nítrico sintase (NOS).
Este estudo tem por objetivo demonstrar o envolvimento do óxido nítrico no processo intestinalinflamatório de ratos Wistar submetidos à colite experimental com ácido acético.
A realização dos procedimentos com os ani- mais deste trabalho é de acordo com aqueles preconi- zados pela Comissão de Pesquisae Ética em Saúde do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) pela resolução normativa 04/97 10.
1-Animais
2 - Exame Anátomopatológico e HistopatológicoMACROSCÓPICA
MICROSCÓPICA
3 - Medidas de Pressão Anal Esfincteriana
4 - Preparação dos Extratos Citoplasmáticos
5 - Expressão Protéica
6 - Estudo Estatístico
A avaliação histológicademonstra nas figuras 1 e 2 a preservação da estrutura de todas as camadas da parede do intestino grosso no grupo controle.A tabela 1 descreve os índices de avaliação histológica macroscópica emicroscópica em ambos os gruposA pressão anal esfincteriana está significati- vamente diminuída no grupo colite quando comparado ao grupo controle. Na tabela 1 observa-se a variação de pressão analesfincteriana entre os dois grupos, com- parando-os aos índices histológicos.
As limitações no conhecimento da etiologia da doença intestinal inflamatória, bem como a inexistência de marcadoresespecíficos da atividade da doença di- ficulta as intervenções terapêuticas que, desta manei- ra, concentram-se principalmente no combate às con- seqüências da amplificação das cascatas inflamatórias e às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!