066597090493

706 palavras 3 páginas
O óxido nítrico (NO) é um radical livre sintetizado endogenamente por várias células do nosso organismo. Apresenta um amplo espectro de ações fisiológicas, sendo as mais importantes o seu mecanismo de ação parácrino no relaxamento da musculatura lisa, sua atividade neurotransmissora em vários sistemas e seu envolvimento no processo inflamatório.
O NO é sintetizado em diferentes tecidos através da conversão da L-arginina em L-citrulina pela ação da enzima óxido nítrico sintase (NOS).
Este estudo tem por objetivo demonstrar o envolvimento do óxido nítrico no processo intestinal inflamatório de ratos Wistar submetidos à colite experimental com ácido acético.
A realização dos procedimentos com os ani- mais deste trabalho é de acordo com aqueles preconi- zados pela Comissão de Pesquisa e Ética em Saúde do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) pela resolução normativa 04/97 10.
1-Animais
2 - Exame Anátomopatológico e Histopatológico MACROSCÓPICA MICROSCÓPICA
3 - Medidas de Pressão Anal Esfincteriana
4 - Preparação dos Extratos Citoplasmáticos
5 - Expressão Protéica
6 - Estudo Estatístico
A avaliação histológica demonstra nas figuras 1 e 2 a preservação da estrutura de todas as camadas da parede do intestino grosso no grupo controle.A tabela 1 descreve os índices de avaliação histológica macroscópica e microscópica em ambos os gruposA pressão anal esfincteriana está significati- vamente diminuída no grupo colite quando comparado ao grupo controle. Na tabela 1 observa-se a variação de pressão anal esfincteriana entre os dois grupos, com- parando-os aos índices histológicos.
As limitações no conhecimento da etiologia da doença intestinal inflamatória, bem como a inexistência de marcadores específicos da atividade da doença di- ficulta as intervenções terapêuticas que, desta manei- ra, concentram-se principalmente no combate às con- seqüências da amplificação das cascatas inflamatórias e às repercussões

Relacionados