trauma pancreatico

Páginas: 3 (657 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
Universidade do Sul de Santa Catarina
Internato Médico – III a
Grupo 1
Clínica Cirúrgica
Aimée Carvalho Rechia



Trauma Pancreático


O trauma de pâncreas é pouco frequente,independentemente do tipo de impactoabdominal. Lesões pancreáticas são de difícil diagnóstico pois passam desapercebidas. Sendo encontradas em $% das lesões gastrointestiais. Os tipos de trauma são o penetrante,causado por arma de fogo ou arma branca, e menos comum o contundente, na maioria das vezes occorre por acidentes automobilisticos ou acidentes interpessoais. Em 75% das vezes, as lesões pancreáticassão simples, constituindo-se em hematoma, lesão de cápsula ou do parênquima, sem acometimento do ducto pancreático principal. A maioria das lesões pancreáticas ocorre em homens jovens e associa-se àalta incidência de lesões a órgãos adjacentes e estruturas vasculares importantes, como aorta, veias cava e porta, vasos mesentéricos, estômago, cólon e duodeno.

O diagnóstico de lesões pancreaticapor muitas vezes não é realizado pelo cirurgião pois o curso do trauma pode ser assintomático e o exame físico não é confiável, sendo muitas vezes difícil de executar e com achados muitas vezesdesproporcionais à gravidade das lesões, principalmente em traumatismos abdominais fechados. Quando sintomáticos, é comum a presença de dor, rigidez abdominal e defesa.

Os exames complementares sãofundamentais, podendo cursar com uma amilase sérica e amilase urinária, geralmente após 24-48 horas após o trauma. A tomografia computadorizada (TC) abdominal contrastada é considerada o método de escolhana avaliação das lesões pancreáticas de causa traumática,desde que o paciente esteja hemodinamicamente estável. Os achados que podem indicar lesão do pâncreas são: líquido intra ou extraperitoneal,hematoma ou laceração pancreática, aumento difuso do órgão com inflamação e edema no local da lesão e espessamento da fáscia renal anterior esquerda. O diagnóstico pode, ainda, ser dificultado, quanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • traumas
  • traumas
  • trauma
  • trauma
  • Trauma
  • TRAUMA
  • trauma
  • Trauma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!