063506310892

Páginas: 8 (1972 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
FACULDADE DO RECIFE (FAREC)
FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA









TREINAMENTO FUNCIONAL
CINESIOTERAPIA

ADRIANA SOARES
CIBELE
EZEQUIEL
GERLANE FERNANDA
GRACINDO SOUZA
ICICRÉCIA SABRINA
PEDRO HENRIQUE
SEVERINA CONCEIÇÃO









Recife
2014

ADRIANA SOARES
CIBELE
EZEQUIEL
GERLANE FERNANDA
GRACINDO SOUZA
ICICRÉCIA SABRINA
PEDRO HENRIQUE
SEVERINA CONCEIÇÃOTREINAMENTO FUNCIONAL





Trabalho escrito como requisito de pontuação na disciplina de Cinesioterapia, do 4º Período do Curso de Formação em Fisioterapia, da Faculdade do Recife (FAREC).











RESUMO

Este artigo tem como objetivo fazer um breve apanhado da Técnica do Treinamento Funcional e suas contra e indicações na aplicação da mesma. A pesquisa senorteou pelo método de exploração bibliográfica por entender o rico acervo existente já publicado sobre a técnica.

Palavras-chave:
Apanhado, técnica, treinamento, funcional.

Abstract

This article aims to give a brief synopsis of the Technical Functional Training and against their indications and in applying it. The research was guided by the literature method of exploration byunderstanding the existing rich collection ever published on the technique.

Breve conceituação
Os nossos sentidos são classificados em cinco: paladar, olfato, tato, audição e visão. Existindo, também sentidos conhecidos como somáticos que reúnem informações sensoriais como: dor, temperatura e posicionamento enviando informações ao sistema nervoso central. Propriocepção é o sentido do posicionamentoque envolve aspectos estáticos e dinâmicos. Onde o aspecto estático prepara a orientação consciente de uma parte do corpo em relação à outra e o aspecto dinâmico envia ao sistema neuromuscular informações sobre a frequência e a direção dos movimentos. Existe várias definições para propriocepção, este sentido pode ser chamado como o sentido das articulações, por permitir ao corpo manter aestabilidade e a orientação enquanto se movimenta.
A ciência do treinamento é uma área do conhecimento científico em permanente evolução. Esta crescente evolução teve uma grande aceleração a partir da década de 70, quando se iniciou a propagação do conceito do treinamento aeróbico, que estimulou a conscientização da importância da atividade física para promoção da saúde. No mundo contemporâneo, otreinamento funcional vem conquistando seu espaço dentro de academias e de forma personalizada devido a sua forma de aplicação e por auxiliar as pessoas nas suas funções cotidianas. Entretanto, esta metodologia de treino não é recente, pois, segundo Dias (apud et al, 2013),


O treinamento funcional originou-se com os profissionais da área de fisioterapia, já que estes foram os pioneiros no uso deexercícios que simulavam o que os pacientes faziam no seu dia-a-dia no decorrer da terapia, permitindo, assim, um breve retorno à sua vida normal e as suas funções habituais após uma lesão ou cirurgia. (ibidem, 2013).


Dessa forma, foi fundamentado no sucesso obtido na sua aplicação na reabilitação que o programa de treinamento funcional passou a ser empregado em programas de condicionamentofísico, desempenho atlético, bem como para minimizar possíveis lesões (PRANDI apud et al, 2013). Tendo como característica realizar a convergência das habilidades bio motoras e neurológicas fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambientedinâmico de treino, segundo Silva et al (2013),


Sabe-se que o treinamento funcional está amparado na proposta de melhoria de aspectos neurológicos que conduzem a capacidade funcional do corpo humano, empregando exercícios que estimulem os diferentes componentes do sistema nervoso, gerando, dessa forma, sua adaptação. (ibidem, 2013).


De acordo com Clark (et al, 2013),


Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!