creu

Páginas: 4 (810 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
Gerações do Romantismo no Brasil
Logo após a independência política do Brasil (1822), nasce o Romantismo brasileiro. Os escritores Araújo Porto Alegre, Sales Torres Homem, Pereira da Silva eDomingos José Gonçalves de Magalhães resolveram escrever uma revista com temas de interesse nacional. Nesse momento nasce a Niterói, Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, que trazia a epígrafe:“Tudo pelo Brasil e para o Brasil”.

O Romantismo assumiu em nossa literatura um significado secundário, de um movimento anticolonialista e antilusitano, de rejeição à literatura produzida na épocacolonial, aos modelos culturais portugueses. Por isso, a primeira geração romântica tinha a preocupação de garantir uma identidade nacional que nos separasse de Portugal, buscando no passado históricoelementos de origem nacional.

São apontadas três gerações de escritores românticos:

- Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias eGonçalves de Magalhães.

- Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Os poetas que se destacam são: Álvares deAzevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

- Terceira geração: esse período desenvolve uma poesia com caráter político e social, é formada pelo grupo condoreiro. O maiorrepresentante dessa fase é Castro Alves.




-As gerações do Romantismo
A primeira geração:
(Nacionalista–indianista) era voltada para a natureza, o regresso ao passado histórico e ao medievalismo.Cria um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes.

-Principais autores: podemosdestacar Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre. Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do Romantismo no Brasil.

-Principais obras: Suspiros Poéticos e Saudades....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • creu
  • creu
  • Creu
  • Creu curujinha
  • esquema do creu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!