062690211031

744 palavras 3 páginas
Em 1640, Portugal libertou-se da Espanha. O duque de Bragança recuperou a coroa portuguesa e pôs fim ao domínio espanhol. Ao assumir o trono, recebeu o título de D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança (ou seja, a partir daí se sucederiam governantes da mesma família, a família Bragança). Esse episódio ficou conhecido como Restauração do trono português.
Depois de sucessivas derrotas, os holandeses renderam-se em 1654. Com isso, Portugal retomou seu domínio na região açucareira do Nordeste do Brasil. Terminada a União Ibérica, Portugal encontrava-se mergulhado em grave crise econômica, pois dependia do comércio colonial e, devido ao domínio espanhol, havia perdido grande parte de suas colônias para holandeses, franceses e ingleses. Portugal procurava arduamente encontrar soluções para sair da crise econômica. Por um lado, acabou recorrendo à Inglaterra e assinou diversos tratados (contratos) econômicos. Por outro, adotou uma política rigorosa em relação ao Brasil, uma das poucas colônias que ainda lhe restavam. D. João IV dizia que o Brasil era sua “vaca de leite”.Em 1640, Portugal libertou-se da Espanha. O duque de Bragança recuperou a coroa portuguesa e pôs fim ao domínio espanhol. Ao assumir o trono, recebeu o título de D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança (ou seja, a partir daí se sucederiam governantes da mesma família, a família Bragança). Esse episódio ficou conhecido como Restauração do trono português.
Depois de sucessivas derrotas, os holandeses renderam-se em 1654. Com isso, Portugal retomou seu domínio na região açucareira do Nordeste do Brasil. Terminada a União Ibérica, Portugal encontrava-se mergulhado em grave crise econômica, pois dependia do comércio colonial e, devido ao domínio espanhol, havia perdido grande parte de suas colônias para holandeses, franceses e ingleses. Portugal procurava arduamente encontrar soluções para sair da crise econômica. Por um lado, acabou recorrendo à Inglaterra e assinou diversos tratados (contratos)

Relacionados