Fichamento Ohar, ouvir e escrever - Roberto cardoso de oliveira

700 palavras 3 páginas
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Fichamento: Oliveira, Roberto Cardoso de. O trabalho do Antropólogo: Olhar, ouvir e escrever. In O trabalho do Antropólogo. 3ª Ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Ed. UNESP, 2006. PP.17-36.

Nesse texto, o autor busca esclarecer características necessárias para a elaboração de pesquisas sociais a partir de três etapas básicas dentro do oficio das ciências sociais. É justamente a partir dos três elementos do título que Roberto Cardoso de Oliveira propõe a reflexão e o questionamento da forma como esses procedimentos deveriam ser executados.
Ao entrar particularmente em cada um desses elementos da pesquisa, o autor inicia comentando a “domesticação teórica do olhar” como a primeira experiência do pesquisador em campo, uma vez que através da bagagem teórica estudada nas disciplinas acadêmicas, o pesquisador sensibiliza seu olhar para a percepção do objeto a partir de dados e comparações feitas com os materiais teóricos previamente conhecidos. Desta forma, logo o pesquisador é capaz de formular conclusões sobre mudanças culturais no seu objeto, comparando a realidade a qual ele está observando com seu alicerce teórico estudado anteriormente a experiência da pesquisa.
Paralelamente ao saber olhar, está o saber ouvir. Isso porque ouvir não se limita ao que é dito rotineiramente ou em ritos cerimonias abertos, mas principalmente quando se pretende descobrir a perspectiva do nativo sobre determinado fato. Nem sempre (ou quase nunca) aquilo que é relatado pelo nativo ao pesquisador é totalmente verdadeiro, correspondente com a realidade. Um dos motivos dessa afirmação é baseado na forma como se estabelece essa relação entre informante e pesquisador, desde a relação de autoritarismo e interação existente entre as partes que pode causar a falsa impressão de plena interação.
Nesse sentido, é necessária atenção quanto ao tipo de relação que se estabelece entre pesquisador/pesquisado, já que ambos produzem uma imagem um do outro

Relacionados