062325390167

1727 palavras 7 páginas
CURSO DE PEDAGOGIA

– Prática de Pesquisa Educacional
“Pesquisa-Ação”

Silvana Aparecida de Oliveira Buzzá Machado

O texto de Zeichner e Diniz-Pereira (2005) aborda o tema sobre a denominada “pesquisa-ação”, que definida pelos próprios autores consistem em “uma pesquisa sistemática feita por profissionais sobre as suas próprias práticas”. Já no inicio de seu texto os autores abordam o potencial da pesquisaação quanto a sua contribuição social, havendo a contradição entre sua finalidade em si mesma e sua conexão com um objetivo social mais amplo, tendo os autores, apontado em seu texto, o fato de que, se esta ferramenta não for bem utilizada, pode causar prejuízo aos estudantes a para população em geral. E é justamente sob esta ótica que os autores apontam o fato de que para alguns esta prática é vista de forma acrítica, sem gerar uma discussão ou um entendimento real da pesquisa-ação e sua influencia sobre causas mais amplas, como justiça social, econômica e política, uma vez que, os autores explicitam sua opinião de que esta pratica está intimamente relacionada a objetivos e lutas mais amplas que vão além da situação de “sala de aula”.
Sendo este movimento algo bastante dinâmico e heterogêneo, e tendo este interesse final mais amplo abordado não só pelos autores deste texto como por outros também citados ao longo deste artigo.
Desta forma, os autores discutiram ao longo de seu trabalho o movimento da pesquisa-ação e como esta pode contribuir para o processo de transformação social. Apresentando para isso, quatro modos:
I.

Melhorar a formação profissional, e consequentemente, propiciar serviços sociais de melhor qualidade;

II.

Potencializar

o

controle

destes

profissionais

sobre

o

conhecimento ou a teoria que orienta seus trabalhos;
III.

Influenciar mudanças institucionais em seus locais de trabalho;

IV.

Contribuir para que as sociedades tornem-se mais democráticas e mais descentes a

Relacionados