0612537 08 Cap 03

2935 palavras 12 páginas
3.
O Sistema Petrobras

O Sistema Petrobras possui 56 bases de distribuição por todo o país, que são responsáveis por fornecer produtos para as distribuidoras, para que estas possam entregá-los no mercado. A Petrobras realiza a venda de seus produtos às distribuidoras em algumas destas bases, que são chamadas de pontos de faturamento ou pólos de venda. Em cada um destes pontos tem-se um preço fixado para cada produto, independente de qual for a distribuidora.

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0612537/CB

Dado que a Petrobras é uma empresa de economia mista com forte influência política, acaba sendo obrigada a praticar preços que permitam atender a todos os Municípios do Brasil, no caso da gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo. Desta maneira, para conseguir atingir a todas as cidades, deve praticar um preço baixo, de forma que fique atrativo para as distribuidoras adquirir estes produtos e transportá-los até o consumo final. Pelo fato de se ter um preço único, as distribuidoras que atendem às localidades mais próximas aos pontos de faturamento acabam tendo uma rentabilidade por unidade de volume maior, pois seu custo de transporte é menor se comparado com o incorrido para chegar aos locais mais distantes.
Percebe-se, desta maneira, uma possibilidade de aumento de rentabilidade para a Petrobras caso ela consiga praticar preços mais altos para as distribuidoras que atenderão Municípios mais próximos. Outra forma de encarar o problema é buscar que os Municípios mais distantes deixem de ser atendidos por aquele ponto de faturamento, permitindo-se praticar preços maiores nos pontos existentes.

3.1.
Sistema Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, que atua de forma integrada e especializada nos seguintes segmentos da indústria de óleo, gás e

39

energia:

exploração

e

produção;

refino,

comercialização,

transporte

e

petroquímica; distribuição de derivados; gás natural e energia. Líder do setor petrolífero brasileiro, vem

Relacionados