061068190450

335 palavras 2 páginas
Realizar a modulação AM em uma portadora senoidal de 1Vp, 100kHz para os seguintes índices de modulação (utilizar a modulação interna do gerador e uma entrada com tom senoidal de 10kHz. 50%
Observando o sinal, mostrado abaixo, o sinal senoidal da portadora continua o mesmo, mantendo os valores de amplitude Ac e Ka do exercício nº 1 . Mas a houve alteração do sinal da moduladora para 10kHz o que faz diminuir a diferença do sinal da portadora. Tornando o sinal da portadora mais espaçada, pois tem mais espaço na moduladora para o mesmo sinal.

Figura 4

Figura 5
Na figura 5 , mostra a portadora a 100 kHz e mais dois impulsos fc+fm e fc –fm com 90 kHz e 110 kHz com a mesma amplitude como é mostrado abaixo de mais ou menos 12 dB.

Figura 6
No sinal a cima tem 20 dB , na divisão mostrado, a diferença entre o sinal central e os laterais é de 12 db. 20 log |(1/8)/(1/2)| = -12,041

100%
Com ka= 1 não há inversão de fase , como mostra a figura abaixo.A modulação sobre a portadora esta maior, com amplitude entre 0 e 2 volts. Nesta amplitude o sinal modulador é igual ao nível de amplitude da portadora.

Figura 6

Os valores de frequência continuam os mesmos , como esta demonstrado abaixo, mas a diferença entre o pulso central e os laterais diminui a diferença em aproximadamente 6 dB, como mostra os cálculos .O sinal apresenta um melhor rendimento que o anterior.

Figura 7 120%
A amplitude do sinal modulador é inferior ao nível de amplitude da portadora, ocorrendo nessa situação uma sobremodulação do sinal, ou seja, uma inversão de fase do sinal modulado. O que prejudica o sinal, pois não é percebida pelo demodulador.

Figura 8

Neste caso diferença na amplitude dos impulsos é ainda menor (aproximadamente 4dB), assim o rendimento é ainda maior ao caso com ka =1 , e apesar de prejudicar o sinal a economia de energia pode valer apena. Figura 9

Relacionados