057868101376

925 palavras 4 páginas
Metrologia
A metrologia compreende todos os aspecto, tanto teóricos como práticos relativos á medição, qualquer que seja o seu o seu nível de exatidão e o domínio de ciência e da tecnologia a que se referem.
Quais as áreas da Metrologia
Basicamente, a metrologia está dividida em três grandes áreas: A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica. A Metrologia Industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados. A Metrologia Legal, que, controla e fiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.
Qual o papel da metrologia na organização?
A Metrologia garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.
Calibração
A calibração dos equipamentos de medição é função importante para a qualidade no processo produtivo e deve ser uma atividade normal de produção que proporciona uma série de vantagens, tais como: Garante a rastreabilidade das medições. Permite a confiança nos resultados medidos. Reduz a variação das especificações técnicas dos produtos. Previne defeitos. Compatibiliza as medições.
Por que ensaiar?
Através dos ensaios é possível verificar se os produtos ou processos de fabricação estão de acordo com determinadas normas e especificações técnicas

Relacionados

  • 057868101376
    513 palavras | 3 páginas