057615470604

500 palavras 2 páginas
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – ADM – Estratégia e Dinâmica Competitiva-Prof.Rosicler
1. Um pequeno negócio na área de supermercados, contratou um administrador com o propósito de implementar mudanças estratégicas e alavancar os negócios. A primeira medida adotada foi a alteração de valores nos produtos perecíveis, aumentando a margem de lucro. Após 6 meses das novas medidas o mercado apresentava resultados piores do anteriores à contratação do Administrador. Mesmo assim, manteve-se as medidas por mais 6 meses, julgando-se que o tempo de maturação da nova ideia seria um pouco mais longo para se observar resultados assertivos. Analise este caso e observe as afirmações abaixo:
I. As estratégias formuladas devem ser seguidas sempre rigorosamente, porque o abandono de uma estratégia pode resultar falta de credibilidade do gestor para com sua equipe ou diretoria.
II. Faz parte da metodologia a criação de estratégias a longo prazo, com flexibilidade para gerar mudanças e adaptações rápidas e assertivas.
III. Um administrador performático é aquele que sabe manter uma estratégia a longo prazo visando objetivos definidos independente dos resultados a curto prazo.
IV. Mudanças no mercado competitivo são motivos suficientes para administradores repensarem e adaptarem suas estratégias com alta performance.
A. Estão corretas as sentenças II e III
B. Estão incorretas as sentenças I e III
C. A única sentença correta é a II
D. A única sentença correta é a IV
2. Voltando ao case do supermercado acima: após 12 meses o administrador enfrentando uma enorme crise, resolveu buscar alternativas na forma de compra dos produtos. Contatando com os fornecedores renegociou preços mais acessíveis, substituiu produtos e negociou prazos de pagamento mais elástico. Os 10 meses seguintes demonstraram uma melhora no resultado final em 8%. Contudo este percentual ainda ficou muito abaixo do esperado, que se estimava 25%. Dentro deste cenário assinale abaixo as

Relacionados