05552148

3693 palavras 15 páginas
1. Conceito de Marketing
Em meados do século XVIII as produções eram feitas individualmente. Com a chegada da Revolução Industrial os produtos passaram a ser produzidos em grande escala e estocados nas empresas. O número de concorrentes que passaram a fabricar o mesmo produto cresceu da mesma maneira que a produção desses materiais.
Para escoar a grande quantidade de produtos parados nas empresas, foi criado então o que hoje já conhecemos como conceito de venda, pois a ideia de produzir muito e vender a preço menor estavam causando problemas.
No século XIX, nos anos 1920 nos Estados Unidos nasceu o conceito de Marketing que se antecipava às necessidades de seu público-alvo analisando suas características comportamentais, culturais, estéticas, psicológicas, sociais etc.
Marketing é toda ação realizada para levar determinado produto/serviço a uma situação privilegiada no mercado satisfazendo ou despertando desejos no público-alvo. Segundo MARTINS, “marketing é apenas e tão somente uma metodologia muito eficaz de se promover vendas.” (2010, p.11). Já para KOTLER, “Hoje em dia, o marketing deve ser compreendido não só no antigo sentido de vender – dizer e vender – mas também de satisfazer as necessidades do cliente.” (1998, p. 3). Esses dois autores definem marketing de diferentes maneiras, mas ambas com a mesma essência, concluindo que marketing tem o objetivo de vender o produto, atendendo as necessidades de determinados públicos.
“Muita gente pensa em marketing apenas como vendas e propaganda. Não é de admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais de televisão, anúncios em jornais, mala-direta, e telemarketing ativo. [...] Portanto, talvez você se surpreenda em descobrir que vendas e propaganda é apenas a ponta do iceberg do marketing. São apenas duas funções dentre muitas, e em geral não os mais importantes.” (KOTLER,1998 p.3).
Algumas correntes teóricas entendem que, com uma sociedade cada vez mais consumista, a necessidade de compra e

Relacionados