054912940965

2249 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC
CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

ELASTICIDADE

CRICIÚMA, JULHO DE 2009

ELASTICIDADE

Relatório solicitado pela disciplina de Física Experimental I, para a turma da 1ª Fase do Curso de Engenharia de Materiais. Orientador (a):.

CRICIÚMA, JULHO DE 2009
1. INTRODUÇÃO Primeiramente o relatório traz fundamentos, de conhecimentos que serão abordados no experimento. A elasticidade e a força-peso, além de fatos históricos, e as fórmulas deduzidas a partir da disto.
O experimento citado posteriormente demonstra que nem todas molas são iguais, e que os pesos alteram, cada uma, com uma frequência semelhante, conhecido como coeficiente de deformação. O qual tem importância significativa, tanto nos meios físicos como tecnológicos.
As molas são definidas na física como um objeto elástico flexível, capaz de armazenar energia potencial.

2. OBJETIVO

O experimento deve verificar o valor do coeficiente de deformação de cada mola, e a relação entre a deformação e a força utilizada. E provar que, mesmo com diferentes forças, o coeficiente não muda.

3 REFERENCIAL TEÓRICO
Quando forças externas atuam em um corpo sólido, a deformação resultante do corpo depende tanto da extensão no material, da direção e o tipo de força aplicada. O material é chamado de elástico quando recupera a sua forma original, após a remoção da força externa aplicada sobre ele.

3.1 Esforços deformantes

De acordo com o modo pelo qual agem sobre o corpo, as forças deformantes podem produzir os seguintes efeitos: tração, compressão, cisalhamento, torção e flexão.

“Em particular, contra toda e qualquer deformação mecânica de um corpo, atuam forças de reação que, antes de tudo, são proporcionais à deformação, o que leva oscilações harmônicas na ausência de

Relacionados