052079410949

1416 palavras 6 páginas
Hiperadrenocorticismo em Cães – Revisão de literatura

Introdução
O hiperadrenocorticismo (HAC) ou Doença de Cushing é uma das endocrinopatias principalmente diagnosticada em cães idosos, que se refere ao excesso de glicocorticoides, provenientes da administração excessiva (iatrogênica) (RHODES, 2005), ou pela produção elevada de glicocorticóides causada por um tumor de origem hipofisária ou neoplasia adrenocortical.

Anatomo-Fisiologia
O glicocorticóide é produzido pelas glândulas adrenais, a partir da indução pelo hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) liberado pela hipófise, que é ativada pelo hormônio corticotropina liberado no hipotálamo.
O cortisol, de certa forma, completa o ciclo, pois o hipotálamo e a hipófise possuem receptores para glicocorticóides, para que estes hormônios possam inibir por feedback a sua própria secreção, quando a concentração deles aumenta no sangue (RIJNBERCK, 1997).
As glândulas adrenais são estruturas bilaterais que localizam-se cranialmente aos rins, sendo que seu tamanho varia de acordo com a espécie e raça (CHASTAIN, 1997; NELSON, 2001).
O cortisol é o principal representante dos glicocorticóides, e tem por função: promover a gliconeogênese hepática através do catabolismo lipídico e proteico, favorecer secreção de ácido gástrico e fluxo sangüíneo em nível de mucosa, potencializar o efeito de catecolaminas (efeito b adrenérgico), inibir a resposta inflamatória, estimular o apetite, inibir a liberação de gonadotrofinas, promover psiquismo normal e estimular a produção de melanócitos (PETERSON, 1998, CHASTAIN, 1997). Por sua vez a aldosterona, o principal representante dos mineralocorticóides, tem por função: retenção de sódio, excreção de potássio e vasoconstricção.

Hiperadrenocorticismo
A síndrome de Cushing pode ser classificada fisiopatologicamente em hiperadrenocorticismo hipófise dependente, hiperadrenocorticismo por tumor adrenocortical e hiperadrenocorticismo iatrogênico.
O hiperadrenocorticismo hipófise

Relacionados