05

Páginas: 4 (839 palavras) Publicado: 17 de abril de 2015
Passo 2
Quando se fala em tecnologia na educação, logo pensamos em computadores, internet... Mas isso não é tudo. Tecnologia é, efetivamente, mais do que isso. Ela se faz presente, por exemplo, emtodos os lápis que usamos, no quadro de giz, nos livros, nas cadeiras em que nos sentamos. Podemos imaginar uma escola, hoje, sem livros, sem material impresso?
O trabalho na escola lida o tempo todocom tecnologia, mas raramente se ocupa de produzi-la. O que as tecnologias digitais nos trazem de especial é, com efeito, a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, divulgá-lo ecompartilhá-lo.
O uso da tecnologia na educação requer, sem dúvida, um olhar mais abrangente. Logo, é preciso que haja, nesse processo, o envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e de desenvolver umcurrículo condizente com a sociedade tecnológica, que deve se caracterizar pela integração, complexidade e convivência com a diversidade de linguagens e formas de representar o conhecimento.
Morinrelata que os educado estão plugados o tempo todo, ou seja, pesquisando trabalho em equipe ou individual, ao vivo- durante a aula-ou fora da aula, pode ser uma atividade obrigatória ou livre, no qual atecnologia tende a facilitar a vida das pessoas, por ser rápida e precisa.
Nessa perspectiva, compreender as potencialidades inerentes a cada tecnologia e suas contribuições ao processo de ensino e deaprendizagem poderá trazer avanços substanciais à mudança da escola, a qual se relaciona com um processo de conscientização e de transformação que vai além do domínio de tecnologias e traz subjacenteuma visão de mundo, de homem, de ciência e de educação.
Para que seja possível usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola, é importante considerar suas potencialidades paraproduzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar, ordenar. Isso tudo se aproxima das características da concepção de gestão. Tratar de tecnologias na escola engloba, na verdade, a compreensão dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 05
  • 05
  • 05
  • 05
  • 05
  • 05
  • 05
  • 05

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!