05 T PICO Conceitos b sicos da Globaliza o Advento das Multinacionais CC

1661 palavras 7 páginas
3.° semestre – Ciências Contábeis

Professor Roberto Batista de Souza

GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO

TÓPICO – 05
CONCEITOS BÁSICOS DA GLOBALIZAÇÃO
ADVENTO DAS MULTINACIONAIS
GLOBALIZAÇÃO: É o nome dado, grosso modo, à reorganização das estruturas e infraestruturas globais e locais, cujo conceito abrange a economia, a sociedade, a cultura e, em menor medida, a política e a religião.
OBJETIVOS: Alicerçada na década de 1990, a globalização tem por metas principais a facilitação do comércio internacional (importação/ exportação), tanto financeiro como informatizado e, até certo ponto, a integração político-econômica das nações.
Foca também o fenômeno da interpenetração das economias, enquanto os capitais e os agentes econômicos vão se modificando por possuírem enorme poder de adaptação à mudança de cenários, TRANSFERINDO-SE DE UM PAÍS A OUTRO, de forma que as ferramentas de análise de economistas e intelectuais se mostram ineficientes a longo prazo, sendo necessário um rearranjo quase que constante para conhecimento da globalização. Um dos muitos exemplos de transferência é da DESTERRITORIALIZAÇÃO DA CULTURA E DOS MODOS DE
PRODUÇÃO, isto é, não há tanta preocupação com as origens ou particularidades, inclusive no campo socioeconômico. O intelectual Roberto Ortiz exemplifica a desterritorialização com o seguinte fluxo:
“Um carro esporte Mazda é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio; seu protótipo é criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos Estados Unidos e México, usando componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei, fabricados no
Japão. O Ford Fiesta é montado em Valência (Espanha), mas os vidros vêm do
Canadá; o carburador da Itália; os radiadores da Áustria; os cilindros, as baterias e a ignição da Inglaterra; o pistão da Alemanha; e o eixo de transmissão da França (...)
As roupas japonesas, consumidas no mercado americano, são fabricadas em Hong
Kong, Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura; Já a indústria de confecção

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas