0490441709665

2793 palavras 12 páginas
SOCIEDA
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIA

Dedicamos os esforços aplicados na elaboração deste trabalho primeiramente a Deus e a todos aqueles que, de alguma forma, incentivaram-me na busca por essa realização.
Aos nossos pais e demais familiares pelo apoio recebido nos momentos difíceis no decorrer do curso, assim como pela compreensão nos momentos de ausência.
AGRADECIMENTOS

Aos nossos queridos colegas da sala de aula, pela dedicação e colaboração no decorrer desta pesquisa; na apresentação as observações importantes.
À equipe, núcleo restrito, pela colaboração, discussão e elaboração do projeto.
À Professora Joana Maria Coelho, por compartilhar conosco seus conhecimentos.
À Escola Técnica Tupy, pelo incentivo aos diversos saberes.
À Empresa.....

(Elemento opcional)

(Epígrafe – elemento opcional)

“Uma paixão forte por qualquer objeto assegurará o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrará os meios.”
William Hazlitt
RESUMO

Atualmente nos processos de produção em massa utilizando máquinas ferramentas CNC, o óleo refrigerante deve ser rigorosamente controlado devido ao alto consumo, mudança de concentração devido a evaporação e criação de microorganismos nocivos a saúde, tendo como conseqüência o aquecimento da usinagem provocando mudanças dimensionais nos produtos fabricados e problemas de oxidação, esse controle é feito manualmente e registrado em uma planilha pelo operador para um controle gerencial. Útil será, portanto expor nas páginas seguintes aspectos sobre este controle, sua freqüência e métodos e a melhor maneira para automatizar este processo. Para que isso se tornasse possível, foram selecionados dados integrantes de pesquisas desenvolvidas por autores das áreas de eletrônica, química e física, cujos estudos permitiram conhecer suas características e formas de controle das misturas em questão, bem como cálculos percentuais

Relacionados