046082820345

403 palavras 2 páginas
João Pestalozzi
Biografia
João Pestalozzi nasceu em 1746 na cidade de Zurique, Suíça e faleceu em 1827. Lembrado como quem psicologizou a educação, Pestalozzi procurou aprimorar suas teorias a partir das práticas, no desejo de desenvolver a educação pública, pois acreditava que a renovação da educação seria a verdadeira questão social. Ele pregou a democratização da educação, influenciando assim os governantes de seu país, fazendo com que esses passassem a se interessar pela educação das crianças menos favorecidas.
Pestalozzi decidiu tornar-se mestre escola e fundou sua própria instituição, na qual tinha meninos e jovens, mestres e alunos, que permaneciam juntos o dia inteiro, foi diretor de escolas elementares e chefe de institutos agrícolas.
Para ele, o lar seria a melhor instituição de educação, onde seria desenvolvida a formação moral, política e religiosa. Em relação às suas obras editadas, Pestalozzi escreveu seu primeiro livro, Leonardo e Gertudes. Em 1782, ele escreveu seu livro mais erudito, Minhas investigações sobre o curso da natureza no desenvolvimento da raça humana.

Teorias

Pestalozzi dizia que a educação era o meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social, um direito absoluto, por meio do qual as crianças iriam desenvolver os poderes que Deus havia lhes dado. Psicologizou a educação, unindo teoria e prática, baseada na ciência. Fundamentou a educação no desenvolvimento orgânico, mais que na transmissão de idéias. Pesquisou sobre as leis fundamentais do desenvolvimento, teorizando que esse é adquirido gradativamente, além de incentivar a formação de professores e divulgar a educação como ciência.

Método Intuitivo:
- A aprendizagem é produto da observação, ou seja, da percepção. A criança parte da observação de um objeto, pelos sentidos alimenta a intuição (ou a mente) de conteúdos, permitindo a construção de hipóteses, ou seja, a produção do conhecimento.
-É chamado método intuitivo por que é a intuição a parte ativa da

Relacionados