041814791279

1249 palavras 5 páginas
AULA - 9

CONTROLE E AVALIAÇÃO

A todo processo de controle, o analista de sistemas, organização e métodos deve efetuar, e sempre, a avaliação dos resultados apresentados. Portanto, embora nem sempre apareça o termo avaliação quando dos comentários dessa função administrativa, fica evidente a consideração automática. Esse mesmo comentário vale em relação ao termo controle.

Conceitos básicos

O papel desempenhado pela função controle e avaliação para o analista de sistemas, organização e métodos é, basicamente, acompanhar o desempenho dos sistemas de informações gerenciais, da estrutura organizacional e dos métodos, rotinas e procedimentos administrativos, por meio da comparação entre as situações alcançadas e as previstas. E, nesse sentido, a função controle e avaliação é destinada a assegurar que o desempenho real possibilite o alcance dos padrões que foram anteriormente estabelecidos.

Controle é uma função do processo administrativo que, mediante a comparação com padrões previamente estabelecidos, procura medir e avaliar o desempenho e o resultado das ações, com a finalidade de realimentar os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho ou interferir em funções do processo administrativo, para assegurar que os resultados satisfaçam aos desafios e aos objetivos estabelecidos.

Portanto, a atividade de controle deve ser entendida como o processo de coletar e retroalimentar informações sobre o desempenho, de maneira que os responsáveis pelas tomadas de decisões possam comparar os resultados realizados com os resultados planejados e decidir o que fazer a respeito de distorções ou problemas diagnosticados.

Finalidade da função controle e avaliação

A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da empresa têm algumas finalidades mencionadas a seguir:

identificar problemas, falhas e erros que se transformam

Relacionados