036506612232

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
John Ruskin foi um escritor, crítico da arte, sociólogo e apaixonado pelo desenho e música.
De origem britânica, viveu em uma época transitória em que os antigos costumes e os novos costumes quesurgiram decorrentes a Revolução Industrial, que de acordo com seu desenvolvimento substituía de forma gradativa o sistema de produção das manufaturas. E a luta de Ruskin contra os efeitos nocivos daindustrialização revelou sua forte ligação com a cultura tradicional.
A postura de Ruskin é bem clara, pois seu pensamento vincula-se ao Romantismo (movimento literário e doutrinário do final do secXVII e meados século XIX), e que dá ênfase a sensibilidade subjetiva e emotiva contrapondo-se a razão.
E foi através de Ruskin que movimentos intelectuais em prol da conservação dos monumentoshistóricos ganharam força nessa época. Ele foi protagonista e teve o papel de um dos precursores na preservação das obras do passado, enriqueceu o conceito de patrimônio histórico sendo possível afirmar quesuas ideias já faziam referência ao que hoje classificamos como patrimônio material e imaterial.

Ruskin acreditava que a conservação da arquitetura do passado, era como uma expressão de arte ecultura, e isso nos permitiria entender a relação entre os estilos arquitetônicos e as técnicas construtivas sendo fruto do trabalho de determinada cultura.
Entendia a arquitetura como uma expressão fortee duradoura, capaz de se eternizar carregando em si um grande valor e cultura. Ruskin defendia a ideia de que as edificações deveriam atravessar os séculos de maneira intocável, envelhecendo segundo oseu destino, e admitindo a morte se fosse o caso. Elas só teriam valor após ter servido de testemunho de morte de várias gerações e ter assistido a evolução da cidade resistindo mais que todos seresvivos.
A visão romântica de Ruskin com relação a conservação, nos remete a ideia de que só salvaríamos nossa arquitetura patrimonial se congelassimos as cidade.
John Ruskin fez uma verdadeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!