036374052756

664 palavras 3 páginas
FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS - FIESC
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

RESENHA

COLINAS DO TOCANTINS-TO
JUNHO - 2009
SOUZA, Nilson Araújo. Economia brasileira contemporânea: de Getúlio à Lula. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

A obra Economia brasileira contemporânea consiste em mostrar a forma como o Brasil nasceu evidenciando a sua dependência de Portugal e a forma como se deu a sua emancipação.
Aponta também algumas mudanças ocorridas e os obstáculos para se alcançar o objetivo que era a emancipação política, sendo que o primeiro dos obstáculos foi originado dos setores sociais que se beneficiavam da economia agroexportadora, ou seja, produtores que começaram a exportar os seus produtos. E assim, os cafeicultores principalmente de São Paulo se manifestaram contra esses agroexportadores, promovendo dessa forma, a chamada Revolução Constitucionalista. Houve também, por volta de 1946, quando Getúlio Vargas foi eleito, com a implementação da indústria iniciou-se a independência econômica, pois já havia sido iniciada no período anterior.
Entretanto com a Segunda Guerra Mundial, dificultou o fornecimento de meios de produção para exportação, foi então que Getúlio adotou uma série de medidas para resolver esta situação e consequentemente promover-se politicamente. Mas a industrialização não teve muitas proporções internacionais, pois o governo Getúlio, buscava prioritariamente, o crescimento interno do país que foi alcançado com êxito esse crescimento.
Com isso, o governo de Getúlio Vargas passou a oferecer muitos obstáculos para os países estrangeiros no que se refere a entrada e saída de capital no país, foi aí que criou a Petrobrás e o BNDE para dar continuidade ao seu projeto de privatização no sentido de manter apenas no país a sua produção.
Mas como haviam muitos interessados em manter negócios fora do país, Getúlio Vargas foi pressionado pela oposição para que ele

Relacionados