034019781023

7600 palavras 31 páginas
A MATEMÁTICA E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MORAIS, Maria Sônia S. Sales de. .1

Ao analisarmos os alunos da educação infantil, notamos que eles têm demonstrado um grande interesse pelos conteúdos de matemática, quando esses vêm com atividades em forma de brincadeiras, o que mostra também um certoavanço no raciocínio lógico. Pode-se dizer que com o desenvolvimento das atividades lúdicas,tem desenvolvido nos alunos o gosto pela matemática. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), da 1ª a 4ª série, em 1997, A constatação de que o ensino tem valorizado procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o aluno, revela a urgência de se reformular objetivos, rever conteúdos e buscar metodologias compatíveis com a realidade do aluno. (BRASIL, 1997, p. 15).
A ludicidade quando aplicada com objetivos pertinentes, permite sua adequação para as demais áreas do conhecimento, representadas nesse contextopela Matemática. A interação, a socialização de idéias e troca de informações sãoelementos indispensáveis nas aulas de matemática em todas as fases de escolaridade.SegundoMota (2010), a interação, a socialização deideias e troca de informações são elementos indispensáveis nas aulas de matemática emtodas as fases de escolaridade.
A criança é um ser que está passando por constantes transformações e formações, por isso devemos cuidar para que essa formação seja natural e a mais rica possível em termo de possibilidades. O educador que lida diretamente com estas crianças deve saber aondese quer chegar para escolher os caminhos a seguir, daí a necessidade de estabelecer às razões de se trabalhar as ideias matemáticas na educação infantil,um momento que serve para alicerçar a construção dos conceitos matemáticos.

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que

Relacionados