033787681791

5854 palavras 24 páginas
O papel da instituição escolar no processo de enfrentamento da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes.
Apresentação Oral em GT
Autor(es): Lidiane dos Santos Barbosa
O papel da instituição escolar no processo de enfrentamento da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes.

A violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes é uma temática ampla e complexa. Muito se tem discutido acerca desse tema. Várias são as perspectivas adotadas para abordá-lo, contudo, nossa proposta é adentrar no debate sobre como a escola, representada por seus professores, tem lidado com os casos em que seus alunos são vítimas da violência ocorrida em meio às relações familiares.
A necessidade dessa investigação surge de uma preocupação profissional iniciada em 2007, numa instituição de apoio a vítimas em Alagoas, com a realização de um trabalho com vítimas de crimes, dentre eles, crimes contra crianças e adolescentes. O trabalho desenvolvido com mulheres e crianças vítimas de violência doméstica - cujo atendimento era voltado para o suporte psicológico, social e jurídico - favoreceu o surgimento da necessidade de se compreender melhor as entrelinhas do fenômeno, à medida que nos deparávamos com variados casos, que nos inquietavam.
Uma vez constituída a violência, o atendimento era direcionado, principalmente, para uma atuação curativa, ou seja, o atendimento acontecia para minimizar ou atenuar as consequências da violência, ou ainda, prevenir outras possíveis sequelas. O trabalho preventivo da violência era secundário, pois existiam apenas palestras educativas, quando era possível realizá-las. No entanto, eram trabalhos superficiais, uma vez que não havia frequência e sistematização.
Mediante a angústia e o sentimento de frustração desencadeados pela atuação não preventiva, a indignação pela falta de promoções de ações efetivas ou formulação de políticas públicas que visassem a enfrentar o problema, evitando a sua ocorrência, favoreceu a

Relacionados