PRINCIPAIS INDUSTRIAS POLUIDORAS DO BRASIL E DO MUNDO

339 palavras 2 páginas
Principais indústrias poluidoras do Brasil e do mundo

A CDP é uma organização independente especializada no reporte climático das empresas e recentemente publicou uma lista (CDP Global 500 Climate Change Report 2013) com as indústrias mais poluidoras do mundo, não divulgando a colocação entre as companhias, mas apontando por país quais estão entre as 50 maiores poluidoras. Pode-se observar também neste relatório que os setores mais poluentes são os de energias, materiais e utilitários, onde empresas como Holcim, Gazprom, Exxon mobil, Chevron, Royal Dutch Shell, Posco, BASF, Air Products & Chemicals, Ecolab, Kumba Iron Ore, Praxair são destaques. Nesta divulgação os Estados Unidos são o país que mais polui, com 16 das 50 maiores poluidoras, o país é responsável por cerca de 50% de toda emissão de CO2 na atmosfera.
Segundo outro relatório divulgado pelo Greenpeace, a Apple é a empresa de tecnologia menos "verde" do mercado. O relatório informa que 54,5% da energia utilizada pela empresa vêm da queima de carvão mineral. O Facebook aparece logo em seguida, com 53,2%, e a IBM está em terceiro lugar, com 51,6%.
No Brasil, Vale, no setor de materiais, e Petrobras, no setor de energia, estão na lista das poluidoras brasileiras, segundo a CDP. Na categoria “Materiais”, Segundo o estudo, a Vale emitiu, sozinha, quase 500 toneladas métricas de CO2 na atmosfera, nos últimos quatro anos. Também estão no ranking as empresas brasileiras Ambev, BRF Brasil Foods e Souza Cruz. No estado de São Paulo a Cosipa, em Cubatão, é a primeira do ranking, seguida por três refinarias da Petrobras: a Replan, em Paulínia, a Revap, em São José dos Campos, e a RPBC, também em Cubatão.

Fontes: http://catracalivre.com.br/geral/respirar/indicacao/relatorio-revela-quais-sao-as-empresas-mais-poluidoras-do-mundo-e-alerta-para-oportunidade-de-mudancas/

Relacionados