033002281821

457 palavras 2 páginas
Grandezas escalares:São aquelas que ficam perfeitamente caracterizados por um número e uma unidade
Grandezas vetoriais:São aquelas que, para serem caracterizadas, necessitam de um número e uma unidade, direção e sentido.

* Todo deslocamento vetorial é independente da forma da trajetória;
* Toda variação de espaço ou deslocamento escalar, é medido no percurso da trajetória, e com isso, ele irá depender da forma da trajetória;
* Como o deslocamento vetorial não depende da forma da trajetória, ele irá servir somente para a posição inicial de P1 e para a posição final de P2.

O vetor deslocamento define-se como sendo a diferença entre a posição final e a posição inicial do móvel. O deslocamento é um vetor com origem na posição inicial em que se encontra o móvel e extremidade na sua posição final, decorrido em certo intervalo de tempo.
O módulo do vetor deslocamento corresponde ao comprimento do segmento de reta compreendido entre a posição inicial e a posição final do móvel.

Velocidade vetorial
A velocidade vetorial média é a razão entre o deslocamento do móvel e o tempo total gasto para deslocá-lo.

Aceleração vetorial média
A aceleração média é o quociente que está entre a variação da velocidade vetorial e o intervalo de tempo que foi consumido em tal variação.
ACELERAÇÃO VETORIAL INSTANTÂNEA
É a aceleração vetorial de um móvel em cada ponto de sua trajetória. tomando como base a direção do vetor velocidade.
Aceleração tangencial (t) – É a componente da aceleração vetorial na direção do vetor velocidade ( ) e indica a variação do módulo deste .Em movimentos acelerados, t e têm o mesmo sentido
Aceleração centrípeta ou normal (c) – É a componente da aceleração vetorial na direção do raio de curvatura (R) e indica a variação da direção do vetor velocidade (). Tem sentido apontando para o centro da trajetória (por isso, centrípeta) e módulo dado por: Importante: nos movimentos retilíneos,c é nula porque o móvel não muda de direção

Relacionados