030202991007

4588 palavras 19 páginas
3
Unidade:
O que é ética
O homem é uma espécie de interseção entre dois mundos: o real e o ideal. Pela liberdade humana, os valores do mundo ideal podem atuar sobre o mundo real.
Nicolai Hartmann
1. O que é étic a 1.1. Conceito
Em nossa rot ina diária, encontramo
-
nos frequ entemente diante de situações diversas nas quais somos levados a tomar decisões que dependem daquilo que consideramos bom, justo ou moralmente correto. Todas as vezes que isso ocorre, as decisõe s tomadas envolvem um julgamento moral da realidade, a partir do qual vamos nos orientar. De acordo com o que dizia
Aristóteles:
Se, segundo Aristóteles, o homem tem conhecimento do que é bom ou mal, do que é justo ou injusto, etc.; então, podem os dizer que o homem age no mundo de acordo com valores.
Esses valores dependem da forma como o homem vê o mundo que o rodeia, e a partir de então age de acordo com suas noções que são compartilhadas com outros homens em um determinado momento. Explicando melhor sobre os valores que o homem toma como diretriz para tomar suas decisões, podemos refletir sobre diversos aspectos como, por exemplo, o que é o bom e o que é o mal? O bem pra um pode ser o mal para outro. O que é justo
“A característica específica do homem em injusto e de outras qualidades morais”.
4
Unidade:
O que é ética e o que não é? O que é justo p ara um pode não ser para outro, enfim, em outras palavras, o homem é um ser moral, um ser que avalia sua ação a partir de valores.
Como as comunidades humanas são distintas entre si, tanto no espaço quanto no tempo, os valores também podem divergir de uma comunidade para outra, o que origina códigos morais diferentes.
O homem, agindo de acordo com os valores correspondentes ao que se conhece e é aceitável em seu meio de convivência, está tendo um comportamento ético ou tomando atitudes éticas.
Sendo assim, agir de forma ética é corresponder aos anseios daquilo que se espera do

Relacionados