02520871199

1036 palavras 5 páginas
AIDS (HIV)

O que é:

A AIDS é a sigla usada no Brasil para uma doença chamada Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Esta é uma grave doença causada pelo vírus HIV que, ao entrar no organismo, gera sintomas iniciais inespecíficos, que após alguns dias desaparecem. Os principais sintomas da AIDS surgem em média após 10 anos da contaminação, época onde a maioria dos pacientes é diagnosticado com a doença.
Qual o agente envolvido?

A infecção se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos ##### Glóbulos Brancos: As células brancas do sangue, são aquelas que fazem parte do sistema imunológico ou seja, são as células de defesa, responsáveis pela proteção do organismo. Também conhecidas como Leucócitos, são eles:

produzir anticorpos ###(linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal. Quanto mais a moléstia progride, mais compromete o sistema imunológico e, conseqüentemente, a capacidade de o portador defender-se de infecções.
Sintomas

Os primeiros sintomas da infecção com o HIV são observados variavelmente entre 3 e 6 semanas após a contaminação. Na maioria dos casos, os sintomas iniciais podem ser tão leves que são atribuídos a um mal estar passageiro. Quando se manifestam mais intensidade, são os mesmos de várias outras viroses, mas podem variar de acordo com a resposta imunológica de que cada indivíduo.São eles:
Febre,
Irritação na garganta,
Dor de cabeça,
Cansaço e
Mal estar.
Ínguas
Dor muscular
Manchas na pele (sarcoma de Kaposi)
Eles passam em média em 14 dias, dando início a fase assintomática da doença que dura em média 10 anos, até que surgem os principais sintomas relacionados à AIDS que são:
Vômito,
Enjôo,
Diarréia,
Inchaço dos gânglios linfáticos, Gânglios linfáticos : pequenas estruturas

Relacionados