025104970671

1220 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA– MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA

Biologia dos Organismos

DOCENTES RESPONSÁVEIS
Ana Silvia Lapenta
José Ricardo Penteado Falco
Maria Cláudia Colla Ruvolo Takasusuki
Sandra Aparecida de Oliveira Collet

Acadêmica: Maria Madalena da Silva Martins RA: 71255

Maringá – PR
2013

Capítulo 1. A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: UM INÍCIO DE CONVERSA
1) Produza um texto caracterizando a formação do pedagogo para o ensino de ciências nas séries iniciais, destacando a ainda a importância do ensino de ciências nas séries iniciais.
Há hoje muitos debates e contestações sobre a importância do ensino de Ciências Naturais e a formação do pedagogo. A importância deste ensino é aceita por pesquisadores da área em todo o mundo, possuindo um consentimento referente à admissão de temas relacionados à Ciência e à Tecnologia nas Séries Iniciais. Embora haja convergência de conceitos e de sua inclusão pelas propostas curriculares e programas escolares, ainda hoje em dia a criança termina seu ensino com noções científicas precárias para compreender o mundo que a cerca. Daí então a importância maior ainda da boa formação do pedagogo. O apropriado e correspondente método de desenvolvimento, entendimento do profissional no campo abrange, uma formação sólida, certificada com uma formação ininterrupta ajustada em um acordo, um pacto de alteração da realidade social.

Capítulo 2. CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
2) Descreva cinco características comuns a todos os seres vivos conhecidos. Brevemente caracterize os representantes dos cinco Reinos dos seres vivos.
Citoplasma, Ribossomos, Lisossomos, Mitocôndrias, cloroplastos.Reino Animália, composto por organismos pluricelulares e heterótrofos. Reino Metaphyta ou Plantae, seres pluricelulares que possuem células revestidas por uma membrana de celulose e que são autótrofos.

Relacionados