024313142097

692 palavras 3 páginas
CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA
NOME: WALDECK SILVA Nº38
SÉRIE\TURMA: 2º VE

PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
DE
CURITIBA

DATA: 12 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

A urbanização brasileira se tornou um fator determinante na organização do espaço a partir, sobretudo, da década de 1940, quando a industrialização cresceu muito com a instalação, principalmente, de muitas empresas estrangeiras no território. Neste contexto, o presente artigo visa apresentar uma caracterização geral do processo de urbanização do Sudoeste do Paraná – Brasil. Buscamos, nesta reflexão, demonstrar a gênese dos principais centros urbanos regionais, como também, caracterizar, de modo geral, as principais nuanças que ocorreram no desenvolvimento histórico da região. Metodologicamente utilizamos os dados dos Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos anos de 1960, 1970, 1980, 1991, 2000, e a Contagem populacional de 1996, como parâmetro para a análise.

Desenvolvimento de Curitiba

Em 1701, quando a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais passou a ser chamada de Vila de Curitiba, autoridades já se preocupavam com a ocupação e urbanização da região, buscando manter o desenvolvimento local de forma organizada.
Em 1720, o ouvidor Raphael Pires Pardinho foi o responsável pela organização econômica, legislativa, jurídica e social de Curitiba, dispondo sobre as responsabilidades dos habitantes e determinando regras como a da limpeza do Ribeiro (hoje Rio Belém) e a necessidade de autorização para construção de casas, fazendo ainda a separação entre a área urbana e rural da Vila.
Em 1812, a Vila de Curitiba assumiu a sede da 5ª Comarca de São Paulo, anteriormente localizada em Paranaguá. A mudança foi fruto do destaque econômico e político que a Vila havia atingido, como consequência do Troteiríssimo e de um novo ciclo econômico: o da erva-mate. Em 1842, a Vila

Relacionados