023829729429

522 palavras 3 páginas
TRABALHO DE TECNOLOGIAS DA MÍDIA
Nome: Graziele Klein
Data:04/09

Análise do filme "Narradores de Javé"

1) Em relação ao filme, como podemos explicar as diferenças entre a Oralidade e a Escrita? Como no filme na cidadezinha em questão praticamente todo o povo não era alfabetizado, o maior problema era a disputa entre a história oficial e a oral, incluindo a presença da oralidade e a escrita no filme, assim como as tradições e culturas. A personagem Antônio Biá ouvia varias historias diferentes impossibilitando assim de saber qual seria realmente a verdadeira. Quando falamos fazemos uso de vários recursos, não apenas da fala mas também de gestos, entonação da voz. No filme o personagem tem muita dificuldade de transcrever o que foi falado para o livro, pois eles exageram nas historias e na legitimidade das versões que contam.

2) A técnica pode transformar o conteúdo da mensagem? Explique. Certamente sim. A técnica do repórter ou do mensageiro pode transformar o conteúdo, melhorando sua escrita. No filme, essa passagem se dá quando Biá entrevista um morador antigo, que conta de uma forma nada convincente a sua história. Porém, o ‘escritor’ trata de enfeitar o conteúdo, tornando-o assunto mais persuasivo. A técnica pode transformar o sentido da história contada quando se escreve algo que o outro fala, partindo das normas estruturais que podem minimizar ou maximizar a verdadeira mensagem.

3) Estabelecendo uma relação com o filme, quem são os contadores de histórias do nosso tempo? Os contadores de história do nosso tempo atual são os veículos de comunicação. A televisão, o rádio, o jornal e a internet são usados para repassar as informações de forma clara ao receptor. Claro que não se esquecendo de quem esta por trás desses veículos, pois eles também fazem parte, são eles que fazem as histórias chegarem ao nosso alcance. Um jogo de futebol, por exemplo, não teria a mesma graça assistir à partida pela televisão sem uma boa narração. No rádio, o

Relacionados