021515392151

586 palavras 3 páginas
Movimentação de carga e seus riscos associados: breves comentários Antonio Fernando NavarroInúmeros são dos riscos decorrentes da movimentação de cargas. Nas indústrias, cada vez maisempregando processos de modularização em seus processos produtivos, muitas vezes os riscos nãosão percebidos com a precisão adequada, razão pela qual apresentamos estes breves comentários àrespeito, sob a forma de uma entrevista: 1.

Quais são os fatores de riscos que podem surgir durante a movimentação das cargas? Os riscos dependem de vários fatores como , por exemplo:a)

Dimensões da carga transportada; b)

Peso da carga transportada;c)

Capacidade e dimensões do veículo de transporte;d)

Grau de manipulação da carga durante o transporte;e)

Acondicionamento da carga;f)

Trajeto percorrido pelo veículo transportador;g)

Capacidade de suporte do piso por onde transitará a carga e o veículo;h)

Forma de posicionamento da carga, se em local definitivo ou não;i)

Obstruções que possam representar obstáculos nas passagens, como desníveis de piso,existência de fios elétricos, projeção de construções, existência de outras cargas depositadasno caminho, entre outras. 2.

Como pode ser elaborada a análise de riscos? A análise de riscos pode e deve ser elaborada através de um plano de rigging, apoiado em uma listade verificação, a qual contemple cada um dos riscos elencados acima. Para cada um dos riscosdevem ser avaliadas as conseqüências e as alternativas mais acessíveis. É bom ressaltar que umasolução adotada para uma carga de 50ton não necessariamente deve ser a mesma de uma carga de5.000ton. Um guindaste sob pneu que tem mais mobilidade e é largamente empregado para cargasabaixo de 100ton não deve ser adotado para cargas maiores. Quando a capacidade de suportação dosolo é baixa pode-se: fracionar a carga (o que é custoso e demorado), estivar o caminho por

Relacionados