020886602186

564 palavras 3 páginas
FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA
Coordenações dos Cursos de Licenciaturas
Coordenação do Instituto Superior de Educação
Licenciatura em História

JOSENILDA SANTANA DA SILVA PEREIRA
TAMIRES DA COSTA SILVA

RESUMO
Aproximações. Estudos de história e historiografia

Lagarto 2012
JOSENILDA SANTANA DA SILVA PEREIRA
TAMIRES DA COSTA SILVA

RESUMO
Aproximações. Estudos de história e historiografia

Trabalho apresentado à Faculdade José Augusto Vieira na disciplina Brasil I

Professor Drdo. Luís siqueira

Lagarto 2012
NOVAIS. Fernando A.. Aproximações. Estudos de história e historiografia. ed. Cosacnaify. São Paulo. 2005. p. 24-43

Resumo

O autor se propôs nesse texto, fazer uma analise critica dos conceitos de colonização e sistema colonial, e a partir disso traçar um perfil compreensivo do nosso passado colonial, ou seja, tornar possível o entendimento de como se deu o processo de colonização no Brasil.
A princípio o autor apresenta o conceito de colonização segundo os geógrafos, que é segundo ele, o processo de humanização das paisagens terrestre devido o crescimento populacional, havendo assim a necessidade do alargamento do espaço de habitação do homem, que está sempre envolvido com o povoamento e a valorização de novas regiões. Entretanto, ele deixou claro que este conceito de colonização é incompleto para a história, porque no processo histórico, a colonização envolve outros componentes além do povoamento e a valorização do espaço, isto é, depende da peculiaridade do momento em que ocorre.
O processo de colonização do Brasil, por exemplo, se deu devido à necessidade econômica européia da época, como deixou claro o autor, quando disse que a colonização da época mercantilista aconteceu em função da fase e das características econômicas da Europa, quer dizer, em função da estrutura e funcionamento do capitalismo

Relacionados