02

Páginas: 5 (1013 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015
Atividade de conclusão II


“A avaliação da aprendizagem não é a tirana da prática educativa. A avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva. A avaliação inclui, traz para dentro; os exames selecionam, excluem, marginalizam. ’’
(LUCKESI).

COMENTÁRIO;

Nesse sentido, a avaliação passa a ser um processo contínuo e sistemático, um meio e nunca um fimem si mesmo. Através dos resultados será possível identificar os erros e acertos do trabalho docente, pois avaliando o aluno, o professor está também se avaliando. A função diagnóstica transforma-se, assim, em uma das mais importantes funções da avaliação, superando o paradigma classificatório, punidor, largamente difundido nos meios educacionais.
A avaliação passa a ser um instrumento quepermite questionar e reorientar a prática pedagógica, a fim de fazer o aluno avançar na aquisição e ampliação do seu conhecimento; deve ainda privilegiar a qualidade do pensamento e não a quantidade do conteúdo repassado em sala de aula.






























Atividade de Conclusão III

Analisando sua prática docente, responda:

1 – Em sua rotina escolar você já pode observar as mudanças nasséries iniciais devida à ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos? Comente.

Ainda é muito recente afirmar e observar mudanças na rotina das séries iniciais, porém, podemos colocar alguns pontos importantes que podemos levar em consideração, como por exemplo, movimentos para uma maior consciência da necessidade de construção de uma escola comprometida com a cidadania que caminhapara uma real inclusão do aluno.
A construção dessa escola demanda, certamente, mais do que políticas promotoras do acesso a essa escola , ela deve ser construída a partir do conhecimento da realidade brasileira. Nesse processo, é preciso valorizar os avanços e superar as lacunas existentes no projeto político-pedagógico, ou seja, melhorar aquilo que pode ser melhorado.



2­ – Observando quedeterminados conteúdos são aplicados a etapas do desenvolvimento da criança, como você tem trabalhado os conteúdos ligados a determinadas séries, uma vez que as crianças agora têm idade inferior à série atual? Justifique sua resposta.

É preciso garantir, no 1º ano, que o trabalho seja voltado para as especificidade das crianças de 6 anos, preservando, principalmente, o tempo destinado ao brincar. Écomprovado o risco de se adiantar as aprendizagens voltadas para as crianças mais velhas, roubando etapas do desenvolvimento infantil desses alunos. No entanto, ao contrário do que acontecia no último ano da pré-escola, este 1º ano não encerra uma fase e sim, inaugura um ciclo que deve ser considerado como um todo, constituído de três anos, ao final dos quais a criança deve estar alfabetizada.Portanto, está sendo necessário criar novos caminhos que garantam o ensino dos conteúdos das diversas disciplinas ao mesmo tempo em que preserva a infância:

• Ao reconhecer as crianças como seres íntegros que aprendem a ser e a conviver consigo mesmas, com os demais e com o meio ambiente de maneira articulada e gradual, as propostas pedagógicas buscam a interação entre as diversas áreas deconhecimento e aspectos da vida cidadã com conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores. Dessa maneira, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, a natureza e as pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência e atecnologia.
• Tudo isso deve acontecer num contexto em que cuidados e educação se realizem de modo prazeroso, lúdico. Nesta perspectiva, as brincadeiras espontâneas, o uso de materiais, os jogos, as danças e os cantos, as comidas e as roupas, as múltiplas formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento, o exercício de tarefas rotineiras do cotidiano e as experiências dirigidas que exigem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!