01Extração com Solventes

1099 palavras 5 páginas
1 – INTRODUÇÃO

A extração com solventes é utilizada na química orgânica como uma técnica de separação, purificação e concentração de substâncias contidas na mistura.
O procedimento é realizado com dois solventes, que juntos tendem a ser imiscíveis, sendo assim, serão obtidas duas fases após a mistura. Uma fase orgânica e outra aquosa, que contém o produto. Existem duas maneiras de realizar a extração: simples e múltipla.
A extração simples é realizada em apenas uma etapa. Ao determinar o volume do solvente, realiza-se a extração uma única vez com o volume total do solvente extrator.
Já a extração múltipla é feita em pequenas quantidades de solvente extrator, na qual será possível perceber um melhor rendimento em relação à extração simples.
Tomando-se algumas gramas de um único componente A, dissolvidos em água, e uma agitação vigorosa, a substância será distribuída entre as duas fases, de forma que, no equilíbrio (MARQUES; BORGES, 2012, pág42).

K é o coeficiente partição é para determinado par de solventes a uma dada temperatura t.

2 – MATERIAIS E MÉTODOS

Utilizou-se um balão volumétrico de 100 mL para o preparo da solução. Foram adicionados 2 mL de ácido propiônico (C3H6O2) e completou o volume com água destilada. A mistura foi agitada a fim de obter sua homogeneização.
Com o auxilio de uma pipeta graduada (10 mL), retirou uma alíquota de 10 mL da solução e foi transferida para um erlenmeyer de 125 mL e acrescentou 3 gotas de fenolftaleína.
Para realizar a titulação, preparou a bureta fazendo o ambiente e completando-a com a solução padronizada de NaOH (0,15M). O processo foi feito em duplicata.
A extração simples foi efetuada com a assistência de uma pipeta (10 mL) da solução preparada e colocada em um funil de separação. Inseriu-se 30 mL de éter dietílico. A mistura foi agitada e devido à alta volatilidade do solvente foi necessário realiza-la dentro da capela e aliviar a pressão interna abrindo a torneira do funil. O sistema ficou em

Relacionados