018421232178

1242 palavras 5 páginas
Tese central Para fixar os preços dos produtos em mercados imperfeitos as empresas precisam levar em consideração os custos dos produtos utilizados para a fabricação, o lucro pretendido ,os subsídios que o governo oferece e os impostos que incide sobre as mercadorias.

Limite mínimo dos preços
A interferência do governo sobre os preços, o processo de fixação de preços por parte das empresas. Podemos distinguir três componentes do preço de um produto: os custos, o lucro e os impostos. Os custos de capital fixo (a depreciação desse capital). O lucro corresponde a parcela do preço Uma terceira parcela de preço é constituída pelos impostos incidentes sobre o produto, o preço de um bem ou serviço, é diminuído pelos subsídios dados pelo governo à sua produção. Muitas vezes os subsídios e os impostos são mais importantes do que os custos e os lucros.

Os custos como base dos preços
O processo de fixação de preços por parte das empresas na hipótese de não haver interferência realizada por meio do controle direto dos preços ou seja ela efetuada através da política de impostos e subsídios. As empresas podem controlar, dentro de certos limites, seus custos de produção, as empresas não têm poder para determinar ou simplesmente influenciar os preços dos elementos que constituem seus custos. Monopsônio, a este domínio do mercado quando exercido por uma única empresa compradora, o nome de oligopsônio quando este poder se concentra em uma poucas empresas compradoras. Nos casos de oligopsônio e monopsônio as empresas compradoras não podem determinar os preços dos produtos abaixo de certos limites, do contrário os produtores – passando a ter prejuízos ou mesmo simplesmente deixando de ter lucros – abandonariam suas atividades. No momento em que o preço é fixado, os custos tem uma grandeza específica e podem, assim neste momento, ser considerado como constantes, Para fixar o preço de sua mercadoria, o capitalista leva em conta o custo de produção e o lucro, o custo é

Relacionados