015741012305

5983 palavras 24 páginas
1

Letramento: O uso da leitura e da escrita como prática social
1

Márcia Adriana Pinto da Silva Justo
Juliana de Alcântara Silveira Rubio 2

RESUMO
A intenção do presente trabalho é trazer ao professor e demais profissionais da área da educação, uma visão mais clara e abrangente sobre o letramento, pautada nas ações que fazem uso da leitura e da escrita, como agentes facilitadores de práticas sociais dentro e fora do ambiente escolar.
Palavras chave: letramento, leitura e escrita, prática social.

Introdução
Hoje em dia, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado uma condição insuficiente para responder adequadamente às demandas da sociedade. Há alguns anos, bastava que a pessoa soubesse assinar o nome ou até mesmo escrever um simples bilhete para que ela pudesse ser considerada alfabetizada, mas atualmente ler e escrever de forma mecânica não garante uma interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade, pois é necessário não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados do uso da leitura e da escrita em diferentes contextos. Devido a essas circunstâncias, surgiu o termo letramento que vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências atuais da sociedade, ou seja, a pessoa que sabe fazer uso da leitura e da escrita como prática social. Portanto, letrar é mais que alfabetizar, mas não podemos separar os dois processos em que

o aluno primeiro tem contato com o ensino das

técnicas da leitura e da escrita – a alfabetização -,

e desenvolvendo as

habilidades que envolvem o uso da leitura e da escrita, ele adquire o letramento. Nesse sentido, procuramos mostrar as ideias de alguns autores sobre esse assunto, dando-nos uma visão mais ampla do tema letramento.
1
2

Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE.
Mestre em Educação

Relacionados