01430284218

434 palavras 2 páginas
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
A educação ambiental é uma parte da educação que tem por objetivo a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É um trabalho que deve ser executado em longo prazo, para isso é necessário que a educação e a conscientização sejam aplicadas desde a inicialização do processo e alfabetização.
Ao longo dos tempos os homens sempre tiveram em seus objetivos de vida enriquecer, por muito tempo utilizando incontáveis recursos naturais, sem medida, e sem se preocupar com o meio ambiente, até que alguns recursos começaram a ficar escassos e os homens que utilizavam desses recursos começaram a se preocupar. Mas se preocupar, com o mundo ou com a economia? Acredito que, primeiramente com a economia, já que só foi se perceber o impacto que o meio ambiente devastado traria na vida das futuras gerações algum tempo depois, com a escassez de alguns recursos. Desde então a preocupação com o meio ambiente, vem sendo um tema abordado no mundo todo incluindo as grandes potências mundiais.
Com isso surgiu o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, um desenvolvimento capaz de suprir, as necessidades da geração atual, sem é claro comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, isto é, um desenvolvimento que não esgote os recursos para o futuro.
A partir daí muito se foi falado sobre desenvolvimento sustentável, muitos projetos são mostrados, mais infelizmente pouca coisa é executada para amenizar o problema. Trata-se da necessidade de inserir a educação ambiental em todas as camadas da sociedade, principalmente nas escolas, para que se tenha conhecimento da grande importância desse assunto. Pois a finalidade é discutir o desenvolvimento cultural na sociedade, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais que precisam de soluções imediatas. Mas o desenvolvimento para ser sustentável deve ser planejado, com

Relacionados