23442343224324

368 palavras 2 páginas
Conceito sobre o corpo em movimento
Aspectos relacionados a saúde

Aula 2 - Relacionar o consumo e gasto calórico

O consumo e o gasto calórico estão diretamente relacionados com aquilo que comemos e com o que usamos para produzir energia para as atividades diárias. Sendo elas, atividades programadas como correr, jogar futebol, andar de bicicleta, fazer natação, etc. ou mesmo para o funcionamento das funções vitais do nosso organismo, chamado de metabolismo basal (manter o coração batendo, o processo digestivo dos alimentos, a troca gasosa nos pulmões entre outras). Quando consumimos alimentos além do que nosso organismo necessita ocorre um armazenamento em forma de gordura. Essa gordura fica armazenada esperando o momento certo para suprir as necessidades energéticas dos exercícios. Caso não tenhamos uma regularidade nos exercícios praticados, essa gordura acaba sendo acumulada em nosso corpo.

Durante curtos períodos de exercício moderado, a energia deriva de quantidades aproximadamente iguais de carboidrato e gorduras. À medida que o exercício prossegue por uma hora ou mais, os carboidratos ficam escassos, e, observa-se um aumento gradual da quantidade de gordura armazenada que então passa a ser utilizada para obter energia. No exercício prolongado a gordura pode proporcionar quase 80 % da energia total necessária.

O gasto energético ou calórico gerado pela atividade física leva o organismo a produzir a energia necessária ao desempenho muscular. Quanto mais se pratica um exercício físico com regularidade, maior a habilidade do corpo para utilizar a gordura como fonte de energia, especialmente nos exercícios aeróbios que tem duração acima de 20 minutos e baixa intensidade. Já nos de alta intensidade e curta duração o organismo nescessita de energia de forma rápida, predominando então, o carboidrato.

É tambem importante destacar que a atividade física, por sua vez, beneficia a nutrição do organismo, ajudando a regular o uso dos nutrientes,

Relacionados