013694822208

707 palavras 3 páginas
Luteína

A Luteína ou Lipocromo, de tonalidade amarelo-limão é um carotenóide presente em alguns vegetais, como espinafre, couve-flor, ervilha, brócolis, e em alguns frutos, comolaranja, mamão, pêssego e kiwi, além da gema de ovo. É um dos responsáveis pela pigmentação desses mesmos vegetais, sendo utilizado em medicina como antioxidante, notadamente no tratamento da DMI (Degenerescência Macular da Idade), e pode melhorar ou prevenir a degeneração ocular. É o principal antioxidante presente nas membranas oculares (retina e mácula). fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Lute%C3%ADna

A luteína é um carotenóide, ou seja um corante ou pigmento natural, presente nos legumes de folha verde escuro, como no espinafre, em várias frutas e no milho. A gema do ovo é igualmente uma fonte de luteína.
A luteína está relacionada a uma melhor saúde da visão pois reduz o risco de degeneração macular e à uma pele saudável.
Por que é que a luteína é importante na nossa alimentação? Em termos simples, a luteína é um antioxidante que diminuiu ou reduz os radicais livres nocivos presentes nas várias partes do corpo. Os radicais livres desempenham um papel em várias doenças crônicas.
A luteína também filtra os comprimentos de onda azuis, de alta energia, do espectro de luz visível. Julga-se que a luz azul, tanto da iluminação interior como a do sol, provoca stress oxidante e possivelmente lesões causadas pelos radicais livres nos órgãos humanos expostos à luz, como os olhos e a pele. A luz azul não é a mesma que conhecemos como comprimentos de onda ultravioleta A e ultravioleta B do espectro invisível.
O regime alimentar de grande parte dos norte-americanos não inclui luteína em quantidade suficiente. A investigação sugere que a quantidade de luteína necessária para se obter benefícios para a saúde é de 6 a 20 mg por dia. A luteína encontra-se disponível?em doses de até 20 mg ou mais?em vários suplementos nutricionais e em alimentos e bebidas enriquecidos para as pessoas que

Relacionados

  • 013694822208
    420 palavras | 2 páginas