009283050663

365 palavras 2 páginas
1.Comente brevemente, o cenário político e econômico da República Velha (1889 à 1930).
Com a Proclamação da República o Brasil passou de monarquia para o sistema presidencialista, adotando o modelo político americano, dando início a Velha República. Nesse período o controle político era exercido por oligarquias rurais, uma vez que os interesses políticos e econômicos desses grupos prevaleciam sobre os da maioria, garantindo poder político das elites regionais, ocasionando muitos conflitos e instabilidades econômicas. A Primeira República é marcada por dois períodos: a República da Espada e a República Oligárquica.

2. Qual o papel atribuído à educação nas discussões do período?
Os Intelectuais da época atribuíram à educação à responsabilidade de educar um novo cidadão, capaz de contribuir com a transformação político e econômico do país e com o desenvolvimento da nova sociedade capitalista.

3. O que foi o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, quando foi divulgado? Quem foram seus autores?
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um importante movimento em prol da educação, O documento propunha a reconstrução da educação tradicional, com o objetivo da aplicação da verdadeira função social da escola, pautado na democracia, defendendo a educação pública para todos, gratuita, única, leiga e de inteira responsabilidade do Estado. Publicado em 1932, e assinado por 26 educadores, entre eles Anísio Teixeira, Lourenco Filho e Fernando Azevedo.

4. O que o Manifesto dos pioneiros propunha com relação:
a. Ao papel que o Estado deveria desempenhar com relação à educação;
A educação deve ser pública e de plena responsabilidade do Estado, garantindo uma educação igualitária, obrigatória, laica e gratuita defendendo a integração escola e comunidade alcançando todas as classes sociais.
b. A oferta da educação (universo de atendimento educacional);
A educação pública passará a atender todos os níveis econômicos e sociais do país.

c. A formação de

Relacionados