00634938967

1297 palavras 6 páginas
Conheça os lugares da casa onde as crianças mais sofrem acidentes
Sua casa é um abrigo. Você chega, tranca a porta e deixa do lado de fora os perigos da rua. Para o filho pequeno, não é bem assim. Nos primeiros anos de vida, os riscos estão por toda parte: na mesa de centro, no tapete escorregadio, no fio da televisão, na cartela de aspirinas ou na gaveta dos talheres.

Área de serviço
As embalagens coloridas dos produtos de limpeza atraem as crianças. Como normalmente são guardados sob o tanque ou em armários quase nunca trancados, elas apanham os frascos e algumas vezes chegam a beber seu conteúdo (quase 20% dos casos de intoxicação infantil são causados pelos produtos de limpeza).

Cozinha
É o lugar mais perigoso da casa. Nela acontecem cerca de 80% dos acidentes domésticos que envolvem crianças.
As queimaduras são os mais graves e freqüentes acidentes (mais da metade das crianças queimadas se fere com líquido quente das panelas e das frigideiras). Para evitá-las, o melhor é usar apenas as bocas de trás do fogão e nunca deixar o cabo das panelas ao alcance das crianças.
Outro ponto perigoso é a gaveta de talheres, sobretudo por causa das facas. Nos projetos das cozinhas modernas, que levam em conta a praticidade e o conforto do cozinheiro, as gavetas deslizam com facilidade e são fáceis de abrir. O melhor a fazer é instalar uma trava de segurança.
Tente manter as crianças longe da cozinha, principalmente nos momentos em que as refeições estão sendo preparadas (mais de 90% dos acidentes, em especial as queimaduras, ocorrem nessas horas).
A cozinha é o lugar mais perigoso da casa, mas não o único. "Os acidentes domésticos mais freqüentes podem ser evitados com cuidados simples dos pais", afirma o médico José Américo de Campos, presidente do departamento de segurança infantil da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Sala
Quando chegam os filhos, a decoração fica em segundo plano.

Relacionados