00476415098

4322 palavras 18 páginas
Introdução ao Estudo da Filosofia e Filosofia do Direito
Professor: Martinho Queiróz
Escritoras: Gabriela Albuquerque e Rebecca Salazar
Elenco: Ana Cristina Coelho, André Ávila, Bruno Alexsander, Carlos Eduardo, Clara Barros, Eraldo Bessoni, Fredson Fábio, Jeronice Araújo, Luis Felipe, Marcela Fathe, Márcio Roberto, Raquel Maria, Sérgio Cândido, Solange Maria, Tatiana Carneiro, Valdelma Ferreira, Wilaneyde Fernanda Braz e Yuri Nunes.

Colaboração técnica: Elenilson Rodrigues, Joel Maurício, Erinalda Teixeira, Marcelo Costa

INTRODUÇÃO:

A - Senhoras e Senhores, boa noite! Somos estudantes do 1º ano de Direito/ turma B, da disciplina Introdução à Filosofia e à Filosofia do Direito, ministrada pelo professor Martinho Queiroz. Hoje traremos para os senhores uma adaptação de uma das obras do escritor José Lins do Rego, denominada Fogo Morto.
B - José Lins do Rego foi um Escritor paraibano, nascido em 1901. Um dos expoentes da literatura regional nordestina, suas obras são conhecidas por denunciar as injustiças sociais do Nordeste.
A - José Lins nasceu no engenho Corredor, município de Pilar, no Estado da Paraíba. Estudou em Itaibaiana e João Pessoa. Mudou-se depois para o Recife, onde entra em contato com intelectuais como Gilberto Freyre, e acaba tendo influência em sua formação.
B - Diplomado em direito em 1925, é nomeado promotor público em Minas Gerais, mas logo abandona essa carreira para se dedicar à literatura. Os romances Menino de Engenho (1932), Banguê (1934) e Usina (1936), entre outros, pertencem à primeira fase de sua produção, o ciclo da cana-de-açúcar.
A - Em 1935 muda-se para o Rio de Janeiro e escreve crônicas na imprensa. Depois, publica mais alguns romances e em 1943 lança Fogo Morto, considerado o melhor romance do autor, que traremos com muito orgulho esta noite para os senhores. José Lins do Rego morreu no Rio de Janeiro, em 1957.
B - Fogo morto é um romance regionalista que mostra o declínio dos engenhos de cana-de-açúcar

Relacionados