004055452348

1414 palavras 6 páginas
Jane Meire Fabris
Discente do Primeiro Período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR

“O Povo Brasileiro” do antropólogo, educador, escritor, ensaísta, romancista e político, Darcy Ribeiro, lançado em 1995, trata-se dos estudos e sínteses adquiridas no decorrer dos anos de sua profissão. Dado o diagnóstico de sua doença, o escritor foge da UTI e se recolhe em uma praia de Maricá para viver e escrever seu livro. Levou exatos trinta anos e quarentas dias para ver sua obra completa.
O plano do livro é dividido em quatro partes. Nos dois primeiros, intitulados "Novo Mundo" e "Gravidez Étnica", há um agravamento das matrizes étnicas do Novo Mundo e do processo de civilização que estabeleceu "a base sobre a qual constrói a sociedade brasileira atual”. Na terceira parte, trabalha o processo sociocultural do Brasil, na quarta parte, o autor reconta os vários "Brasis" da história e deixa seu ponto de vista do destino nacional.
Inicia seus relatos descrevendo os índios e a chegada dos colonizadores no Novo Mundo, ao qual o autor chama de “Nova Roma”.
(...) Ao longo das praias brasileiras de 1500, se defrontaram (...) a selvageria e a civilização. Suas concepções, não só diferentes nas opostas, do mundo, da vida, da morte, do amor, se chocaram cruamente (...) Para os que chegavam, o mundo em que entravam era a arena de seus ganhos, em ouro e glórias (...) Para alcançá-las, tudo lhes era concedido (...) Para os índios que ali estavam, nus na praia, o mundo era um luxo de se viver, tão rico de aves, de peixes, de raízes, de frutos, de flores, se sementes, que podia dar as alegrias de caçar, de pescar, de plantar e colher a quanta gente ali viesse ter.

Em seus apontamentos, o autor, descreve a chegada

Relacionados