000763379

7282 palavras 30 páginas
PRINCIPAIS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS:
VANTAGENS E DESVANTAGENS*

TANIA MARIA DIEHL**
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as vantagens e desvantagens dos principais métodos de avaliação de empresas que servem para fornecer uma estimativa de valor para um negócio e orientar os gestores na tomada de decisões. O artigo é uma pesquisa exploratória e bibliográfica desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente de livros e de artigos, e possui como objetivo buscar um maior conhecimento e aprofundamento sobre o assunto, explorando os conceitos relacionados aos principais métodos de avaliação de empresas. Será apresentada, inicialmente, uma introdução a fim de inteirar o leitor sobre o conteúdo. Em seguida, optou-se por expor uma breve contextualização sobre o surgimento das primeiras teorias relacionadas ao assunto e o motivo pelo qual essa matéria tornou-se tão importante nas últimas décadas. Serão apresentados, de forma resumida, conceitos relacionados a valor de um ativo, bem como as situações em que os processos de avaliação são de grande relevância. No último capítulo serão enumeradas as vantagens e desvantagens de cada modelo. E, por fim, será exposta a conclusão sobre o conteúdo abordado.
Palavras-chave: Métodos de avaliação de empresas. Valor.

1 INTRODUÇÃO
O dinamismo da economia, que é resultado da crescente globalização e financeirização dos mercados, faz com que as empresas aprimorem constantemente os seus produtos e serviços e também a sua gestão, o que requer uma demanda maior por aporte de capital.

*

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, em dezembro de 2010. Orientador: Prof. Dr.
Paulo Schmidt.
**
Formanda do Curso de Ciências Contábeis da UFRGS. Contato: tania.diehl@gmail.com

A fim de

Relacionados

  • Contabilidade geral
    3270 palavras | 14 páginas
  • trabalho
    6368 palavras | 26 páginas