0001002453841309

1031 palavras 5 páginas
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA X TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Teoria da Administração Científica

Esta teoria iniciou-se na Revolução Industrial. Foi criada pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor no final do século XIX e início do século XX, visando a aplicação do método científico na administração, com o objetivo de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Sua preocupação foi tentar eliminar o desperdício sofrido pelas indústrias americanas e aumentar o nível de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Segundo Taylor, era preciso elevar o nível de produtividade, conseguindo com que o trabalhador produzisse mais em menor tempo, sem que os custos de produção fossem elevados.
As principais falhas estudadas por Taylor foram: a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores e a forma de remuneração.
Os operários deveriam ser selecionados de acordo com as suas aptidões para a realização de determinadas tarefas e posteriormente treinados para executarem seus trabalhos da melhor forma possível em menor tempo. Outro fator apontado por Taylor refere-se a questão salarial. Segundo ele, a remuneração do trabalhador deveria estar relacionada a produção alcançada, já que desta forma, o trabalhador teria um incentivo para produzir sempre mais. Conforme sua teoria, a satisfação dos trabalhadores aumenta a produtividade e faz crescer os lucros e a prosperidade da empresa.
Segundo aponta Ribeiro (2003), os quatro princípios fundamentais da administração científica são:
- Princípio de planejamento: a substituição da improvisação pela ciência, através do planejamento do método;
- Princípio de preparo do trabalhadores: Selecionar os trabalhadores conforme suas aptidões e treiná-los para aumentar a produção e a qualidade da mesma;
- Princípio do controle: controlar o desenvolvimento da produção para garantir que a mesma está sendo realizada de

Relacionados