À BUSCA DE UM CORPO PERFEITO: O LIMITE ENTRE A ESTÉTICA E A SAÚDE

Páginas: 21 (5037 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Departamento de Educação Física
EFI-193 Fundamentos Sociológicos Aplicados à Educação Física/Esporte
Prof: Marizabel Kowalski




ARTIGO CIENTÍFICO







Bianca C. Silva Campos
70911




À BUSCA DE UM CORPO PERFEITO: O LIMITE ENTRE A ESTÉTICA E A SAÚDE


Bianca Caroline Silva Campos ¹

RESUMO
O presente artigo diz respeito àsociologia do corpo, bem como seus aspectos. O culto à beleza, o limite entre a estética e a saúde e as conseqüências de uma busca incessável ao corpo perfeito. Como a mídia interfere ao impor um “modelo”, e quais são os recursos oferecidos para que as pessoas se adéqüem a esse modelo. Até onde vai o limite de uma pessoa obcecada pela perfeição e quais as conseqüências à saúde psíquica e biológicaprovocadas por exageros.
Palavras Chaves: Corpo, Estética, Mídia, Saúde.


INTRODUÇÃO

A existência corporal está inserida no contexto social e cultural, o canal pelo qual as relações sociais são elaboradas e vivenciadas. Diante disso, a sociologia está perante um campo com inúmeras possibilidades de pesquisas, dentre elas, as investigativas acerca das representações e dos imaginários, no âmbitoindividual e coletivo, que os atores constroem acerca do corpo.
Segundo Schilder (1999) a imagem corporal é um fenômeno social. É baseando-se nisso que hoje se percebe o quanto as pessoas se preocupam com o corpo e a estética. O “modelo” de corpo esbelto imposto pela mídia faz com que a busca por recursos para melhorar a beleza seja crescente. Porém, nem sempre esses, são devidamenteadequados, sendo prejudicial à saúde.


¹ Graduanda de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa

SOCIOLOGIA DO CORPO

Desde muito tempo o homem se preocupa em cuidar do corpo. De acordo com Pereira e Doimo (2009) ultimamente surge uma nova cultura, que preconiza, sobretudo a mudanças estruturais, nos hábitos, nos costumes e nos estilos de vida das sociedades. Revela preocupação com a formafísica, a aparência facial e o bem estar emocional proporcionado por estes tratamentos para que todos estejam de bem com ele e que sejam vistos e apreciados pelos outros. A importância destes investimentos é bem maior quando o cliente se satisfaz com o que conseguiu com seu esforço e dedicação, pois muitos deles não escapam a sacrifícios para tentar mantê-los belos e formosos, seduzindo eseduzidos por uma boa aparência, no caso, os corpos individuais, que são adornados, emperiquitados, que são construídos, que são cosmetizados em excesso, a sala de musculação, o salão de cabeleireiro e as modas de vestir estão aí para prová-lo, esses corpos se espiritualizam, angelizam-se,
Baseando-se em tais preocupações, Focault trata do cuidado de si mesmo o qual é representado pelo fato do homemocupar-se e preocupar-se consigo mesmo.

Por detrás do cuidado factual dos objetos do mundo, situa-se o cuidado fundamental do Dasein, o cuidado por si próprio. O ser-aí se distingue, pelo fato de, em seu ser, tratar-se deste seu próprio ser, de seu poder ser no mundo. Heidegger não escreve em todas suas linhas, mas salta aos olhos, que o modo cuidadoso do compreender tem sua raiz existencial napreocupação do ser-aí consigo mesmo. O anzol (ou o gancho) mais ou menos inconsciente da compreensão humana é, por conseguinte, o cuidado (GRONDIN, 1999, p. 162).

Já Orem relata do autocuidado. Esse é a atenção e a ação que se exerce sobre si mesmo para preservar e cultivar uma boa qualidade de vida de maneira responsável, autônoma e livre nas escolhas das ferramentas para sua realização. É umapossibilidade para observar-se e perceber como está o corpo físico, mental e emocional, e poder agir sobre eles de maneira benéfica e saudável. O autocuidado não significa estar “bem” o tempo todo, mas sim acolher os confortos e desconfortos, ver as causas, e escolher agir ou não sobre elas.





A ESTÉTICA, OS DISTÚRBIOS ALIMENTARES, O CULTO AO CORPO E A INFLUENCIA DA MÍDIA

Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • em busca do corpo perfeito
  • A busca pelo corpo perfeito
  • A busca do corpo perfeito
  • Em Busca do Corpo Perfeito
  • Busca inadequada pelo corpo perfeito
  • em busca do corpo perfeito
  • A busca do “corpo perfeito”
  • Em busca do corpo perfeito ditado pela midia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!