Ética,alteridade,e respeito frente a necessidade das politicas públicas para a efetivação dos direitos humanos no brasil

Páginas: 2 (436 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
Recursos Naturais Renováveis
|
O recurso natural renovável é aquele pode ser reposto após extraído pelas atividades antrópicas. A reposição pode ocorrer de tempos em tempos. Dentre os recursosnaturais renováveis podemos citar a energia eólica(ventos), a energia solar (radiação solar), ondas do mar, hidroeletricidade, biomassa e energia geotérmica.
A reposição dos recursos utilizados podeser feita pelo homem ou naturalmente, pelo próprio ambiente. Por outro lado, os recursos naturais não-renováveis são aqueles que findam após intensa exploração realizada pelas atividades do homem,requerendo muito tempo para se regenerar.
Todo recurso natural deve e pode ser gerido de uma maneira sustentável no objetivo de garantir a sua reposição e regeneração no meio ambiente. Em situações deintensa exploração desses recursos, mesmo sendo renováveis, há o risco de ocorrer a exaustão decorrente de um desequilíbrio ecológico.
Além dos exemplos citados no início do texto, os recursos naturaisrenováveis abrangem organismos vivos, como por exemplo, os peixes e as plantas, e numa visão mais abrangente as águas e o ar. Em tempos de poluição eaquecimento global, a intensa exploração dessesrecursos tem gerado a extinção de várias espécies e, consequentemente, a perda da biodiversidade.
Quando falamos em peixes, muitas espécies ainda não consumidas pelo mercado graças à investimentos empiscicultura, pois a extinção ou a baixa oferta do pescado no mar é um dos exemplos da exaustão de recursos naturais renováveis. A pesca industrial e artesanal deve seguir determinadas normas desustentabilidade que respeite o ciclo reprodutivo das espécies e o meio aquático, para que não haja perdas ambientais, biológicas e econômicas.
A curto prazo é mais lucrativo explorar intensamente umdeterminado recurso, mas a longo prazo, uma exploração que não respeita os limites de regeneração das espécies gerará perdas da biodiversidade e carências sociais e econômicas às atividades de exploração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!