ÁLVARES

Páginas: 3 (622 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Álvares de Azevedo
Poeta brasileiro
Biografia de Álvares de Azevedo:
Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um poeta, escritor e contista, dasegunda geração romântica brasileira. Suas poesiasretratam o seu mundo interior. É conhecido como "o poeta da dúvida". Faz parte dos poetas que deixaram em segundo plano, os temas nacionalistas e indianistas, usados na primeira geração romântica, emergulharam fundo em seu mundo interior. Seus poemas falam constantemente do tédio da vida, das frustrações amorosas e do sentimento de morte. A figura da mulher aparece em seus versos, ora como um anjo, oracomo um ser fatal, mas sempre inacessível. Álvares de Azevedo é Patrono da cadeira nº 2, da Academia Brasileira de Letras.
Álvares de Azevedo deixa transparecer em seus textos, a marca de umaadolescência conflitante e dilacerada, representando a experiência mais dramática do Romantismo brasileiro. De todos os poetas de sua geração, é o que mais reflete a influência do poeta inglês Byron, criadorde personagens sonhadores e aventureiros.
Em alguns poemas, Álvares de Azevedo surpreende o leitor, pois além de poeta triste e sofredor, mostra-se irônico e com um grande senso de humor, como notrecho do poema "Lagartixa": "A lagartixa ao sol ardente vive,/ E fazendo verão o corpo espicha:/ O clarão de teus olhos me dá vida,/ Tu és o sol e eu sou a lagartixa".
Álvares de Azevedo encara a mortecomo solução de sua crise e de suas dores, como expressou no seu famoso poema "Se eu morresse amanhã": "Se eu morresse amanhã, viria ao menos/ Fechar meus olhos minha triste irmã;/ Minha mãe desaudades morreria/ Se eu morresse amanhã!".
Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852) nasceu em São Paulo no dia 12 de setembro. Filho do Doutor Inácio Manuel Alvares de Azevedo e Dona Luísa Azevedo,foi um filho dedicado a sua mãe e a sua irmã. Aos dois anos de idade, junto com sua família, muda-se para o Rio de Janeiro. Em 1836 morre seu irmão mais novo, fato que o deixou bastante abalado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alvares
  • ALVAR JUDICIAL
  • Álvares de Azevedo
  • Alvares de azevedo
  • Álvares de Azevedo
  • Alvar Aalto
  • Álvares de Azevedo
  • Alvar Aalto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!