Ácido base

Páginas: 10 (2478 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2013
01 - (UNESP SP)

Os fornos de microondas são aparelhos que emitem radiações eletromagnéticas (as microondas) que aquecem a água e, conseqüentemente, os alimentos que a contêm. Isso ocorre porque as moléculas de água são polares, condição necessária para que a interação com esse tipo de radiação seja significativa. As eletronegatividades para alguns elementos são apresentadas na tabela a seguir.[pic]



a) Com base nessas informações, forneça a fórmula estrutural e indique o momento dipolar resultante para a molécula de água.

b) Sabendo que praticamente não se observam variações na temperatura do dióxido de carbono quando este é exposto à ação das radiações denominadas microondas, forneça a estrutura da molécula de CO2. Justifique sua resposta, considerando as diferençasnas eletronegatividades do carbono e do oxigênio.



02 - (UEG GO)

As bexigas de forma ovóide, apresentadas na figura abaixo, representam nuvens eletrônicas associadas a ligações simples, duplas ou triplas entre átomos. Levando-se em consideração os compostos BeH2, H2O, BF3, CH4, NaCl e BaSO4, responda aos itens abaixo:

[pic] [pic] [pic]

a) Associe, quando possível, os compostos àsfiguras representadas pelas bexigas.

b) Entre as espécies CH4 e H2O, qual apresenta menor ângulo de ligação? Explique.



03 - (UFRRJ)

“Conferência confirma que Plutão deixa de ser planeta...”.

Publicidade. Folha On-line, agosto, 2006.

Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/

ult306u15073.shtml . Acesso em 19/08/2007.



Plutão, descoberto em 1930, foiconsiderado, durante um longo tempo, como um planeta do Sistema Solar. Entretanto, a União Astronômica Internacional, em sua 26ª Assembléia Geral, realizada em Praga, no ano passado, excluiu Plutão dessa categoria. Considera-se um planeta aquele que tem massa suficiente para ficar isolado em sua órbita, o que não é o caso de Plutão, que possui, em torno da sua órbita, vários outros corpos.

A atmosferade Plutão é composta por nitrogênio, metano e monóxido de carbono. Em relação às estruturas moleculares destes gases, atenda às seguintes solicitações:

a) Represente a fórmula eletrônica (fórmula de Lewis) da molécula de maior caráter polar.

b) Represente a fórmula estrutural plana das moléculas apolares, indicando as respectivas geometrias.



04 - (UFG GO)

A teoria da repulsão porpares de elétrons da camada de valência (VSEPR) é um modelo para previsão da estrutura tridimensional das moléculas. Considere as moléculas de NH3 e de H2O.



a) Determine suas geometrias moleculares, considerando os pares de elétrons não-ligantes.

b) Estime os ângulos de ligação dos pares de elétrons ligantes e justifique sua resposta.



05 - (UEG GO)

Em virtude da natureza de suasligações químicas e números de átomos presentes em suas estruturas, as moléculas podem apresentar diferentes arranjos espaciais, denominados de geometria. Nesse contexto, para as moléculas de amônia, metano, dióxido de carbono e água, determine:



a) a geometria espacial de cada molécula;

b) quais devem ser classificadas como polares e apolares.



06 - (UEM PR)

Assinale o que forcorreto.



01. No diamante e no grafite, as ligações químicas predominantes são do tipo molecular e iônica, respectivamente.

02. No estado sólido, um composto molecular apresenta baixa condutividade térmica, quando comparado a compostos metálicos.

04. Uma molécula covalente de fórmula A2B, cujo átomo central B possui 1 par de elétrons livres, apresentará geometria molecular do tipoangular; porém, se o átomo B perder o par de elétrons, a geometria do íon A2B2+ deverá ser do tipo linear.

08. Considerando que as moléculas de H2O e H2S tenham o mesmo ângulo formado entre as ligações H-O-H e H-S-H, pode-se afirmar que a molécula H2O possui maior momento dipolar resultante.

16. Toda ligação iônica é polar, e toda ligação covalente é apolar.



07 - (UEPG PR)

Sobre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácidos e Bases
  • acido e bases
  • Ácidos e bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácido-base
  • Acido-BAse
  • acidos e bases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!