“Resenha do estudo, “A influência de Jesus e da Igreja Primitiva em Paulo” de Brian Gordan Lutalo Kibuuka”.

535 palavras 3 páginas
SEMINARIO TEOLÓGICO BATISTA EM SÃO GONÇALO – STBG
“Resenha do estudo, “A influência de Jesus e da Igreja Primitiva em Paulo” de Brian Gordan Lutalo Kibuuka”.
Rio de Janeiro, 2014.

São Gonçalo, 2o semestre 2014. “Resenha do estudo, “A influência de Jesus e da Igreja Primitiva em Paulo” de Brian Gordan Lutalo Kibuuka”.
O texto em questão tem como objetivo estudar a relação entre Paulo e Jesus, e entre Paulo e a comunidade cristã primitiva de origem judaica. O autor afirma que algumas perguntas precisam de respostas quando se analiza este tema. Como por exemplo, se Paulo conhecera Jesus pessoalmente. E, para sua teologia qual era o significado da vida terrena de Jesus? Qual a relação entre a pregação de Jesus e a teologia de Paulo, entre outra.
Ele também afirma que não se pode ter certeza de que Pulo conhecera Jesus pessoalmente em vida, contudo Paulo entende que apenas o conhecimento humano do homem Jesus estava descartado.
Ele cita Cerfaux e Bultmann em contra posição quanto à natureza do pensamento paulino a respeito do pensamento de Jesus. Que este diz que o Jesus terreno não interessava a Pulo enquanto aquele afirma que há uma enorme conformidade entre o pensamento paulino e o pensamento de Jesus.
Diz que Paulo não faz uso de muitos dos temas empregados por Jesus, como as parábolas e que Paulo também não faz uso das citações de Jesus. Paulo também não descreve detalhadamente a relação de Jesus com o farisaísmo. Mas, que outros temas abordados por Jesus são encontrados em Paulo, mesmo aqueles não explícitos. Como Jesus estar acima da lei, igualando-se aos profetas. A diminuição da importancia do sacrificio. A luta contra a particularização de fendida pelo judaismo. O entendimento da figura divina como Pai.
O autor destaca a pesquisa liberal que admite as duas correntes existentes no cristianismo antigo, o judaico e o paulino e que ambas estariam de forma irreconciliavel uma com a outra.
Mas, que Wilhelm

Relacionados